Soja – Manejo de Nematoides

As lavouras de soja estão sujeitas ao ataque de diversos tipos de pragas ao longo do seu ciclo. Dentre estas pragas, os nematoides se destacam, pois, atacam a cultura desde seu início, comprometendo seu sistema radicular e causando prejuízos com a redução da produtividade.

Os nematoides são vermes que atacam as raízes das plantas, utilizando-as para se alimentarem e se reproduzirem, causando danos como necroses e deformações. Desta forma, as raízes perdem sua capacidade de absorção de água e nutrientes, resultando em plantas debilitadas, com porte reduzido e algumas vezes podem levá-las à morte.

No Brasil, a presença dos nematoides é verificada em praticamente todas as áreas produtivas do país, atacando e causando prejuízos, de norte a sul, em diversas culturas, o que torna o seu manejo ainda mais complexo.

Diante disso o sucesso no manejo desta praga exige o emprego de várias práticas consorciadas, como, por exemplo: rotação de culturas, plantio de espécies não hospedeiras, utilização de variedades de soja resistentes, estímulo ao controle biológico natural e tratamento de sementes com produtos com ação contra os nematoides.

Tratamento de Sementes com Ação Contra Nematoides

Além das práticas culturais como a utilização de variedades resistentes aos nematoides e a rotação de culturas, o tratamento de sementes se coloca como uma prática indispensável para o bom estabelecimento da lavoura e o combate aos nematoides no início do ciclo da cultura.

A utilização de produtos com ação nematicida, como CropStar, no tratamento de sementes, protege inicialmente as raízes da soja contra o ataque dos nematoides, numa fase de extrema importância para o estabelecimento da lavoura.

O resultado desta proteção inicial contra os nematoides é a formação de raízes mais saudáveis e robustas, consequentemente plantas mais vigorosas e uma lavoura mais produtiva.

Ao utilizar o tratamento de sementes como uma ferramenta no manejo dos nematoides, o produtor consegue ter maior controle sobre os fatores de risco de sua lavoura, propiciando boas condições para o desenvolvimento das plantas e protegendo, assim, o potencial produtivo das plantas.

https://youtu.be/8N_RtKJoU4A

Acesse também pelo site

LEIA TAMBÉM:

SOJA - Biotecnologia Contra as lagartas

SOJA - Como proteger o potencial produtivo

SOJA - Uniformidade de stand com força anti-stress

ver mais artigos