Test Drive LS Planter H08045

A versão hidráulica da semeadora LS Planter H08045, testada pela nossa equipe, mostrou grande precisão na distribuição geométrica de sementes, além de distribuição de fertilizantes que garante uma homogeneização entre as linhas acima dos 99%

O Brasil possui uma condição invejável em termos de oferta e variedade de máquinas para semeadura, principalmente em condição do que convencionamos chamar de plantio direto na palha. Poucos países do mundo possuem tantos avanços em máquinas semeadoras direcionadas a esta prática. Esta é uma das razões por termos podido consolidá-la como uma das melhores formas de controle de erosão e conservação do solo agrícola.

Na região Sul nasceu a técnica e com o passar dos anos ela evoluiu, chegando a um estágio realmente digno de elogios. É ciência aplicada, resultante da interação entre diversas áreas de engenharia e da agronomia. Nossas máquinas são auxiliares tanto na conservação do solo como à elevação da produtividade agrícola.

Nesta edição voltamos a testar a LS Planter, em uma nova configuração e em condições de campo e forma de avaliação.

A marca LS Tractor já não é novidade no País. Esta empresa de origem sul-coreana, desde 2012 está instalada e produzindo tratores no Brasil, atingindo níveis de conquista de mercado realmente importantes. Instalada com fábrica de tratores em Garuva (SC), possui uma rede de concessionários já bem estabelecida, fazendo com que desde o ano passado começasse a oferecer, além dos tratores de rodas, uma máquina semeadora. Esta ação está sendo feita por meio de um acordo com a empresa Eixo Plant, de Passo Fundo (RS), que além da fabricação, proporcionará treinamento, assistência e um atendimento de pós-venda em reposição de peças aos clientes LS.

O portfólio de produtos já desde o início é bastante amplo, com oferta de diversos modelos e configurações. As máquinas podem ter de cinco e 16 linhas de semeadura e o espaçamento entre elas pode variar de 30cm a 45cm, apenas por deslocamento lateral das linhas sobre a barra transversal que a suporta.

ESTRUTURA

O chassi da H08045 é do tipo Flex Frame, que permite junções sem soldas entre os componentes. Utilizando em sua maioria parafusos de cabeça francesa, facilita reapertos, montagens e desmontagens, sendo necessária apenas uma ferramenta. Aparenta robustez, utilizando chapas e perfis espessos, sendo que nesta configuração, com as oito linhas montadas, alcança 3.520kg de peso total.

O tracionamento da semeadora é do tipo arrastado, sendo que o engate do cabeçalho à barra de tração do trator apresenta duas posições de altura, que facilitam o nivelamento conforme a altura da barra de tração do trator, mantendo a máxima horizontalidade. Já na junção com a máquina, possui engate nas duas partes inferiores e terceiro ponto na parte superior, com macaco de rosca, que é utilizado tanto para levantar o cabeçalho para acoplamento ao trator, quanto para nivelar a semeadora longitudinalmente para o trabalho. No cabeçalho é disponibilizado um útil espaço com tampa para guardar ferramentas.

O sistema de suporte dos rodados da semeadora ocorre por dois robustos pistões hidráulicos, com gerenciamento automático da altura através do monitor, diretamente da cabine do operador. Os incrementos de altura ocorrem de forma percentual, ajuste possível graças a um sensor de posição localizado junto ao pistão, informando em tempo real a altura exata da semeadora e possibilitando ajustes milimétricos. As rodas estão equipadas com pneus marca Goodyear modelo Bandeirante 7.50-16. No caso desta semeadora, os rodados servem somente para sustentação, pois o acionamento dos dosadores ocorre de forma hidráulica.

LEIA ABAIXO O TESTE COMPLETO!

ver mais artigos

José Fernando Schlosser - UFSM Walter Boller - UPF Rovian Bertinatto – UFSM Gilvan Bertollo - UFSM

Leia também