NOTÍCIAS

Abiarroz e Apex-Brasil lançam novo projeto Brazilian Rice

  • 16/09/2015 |
  • Jéssica Fontoura
Uma nova etapa para as exportações de arroz do Brasil será apresentada na próxima quarta-feira, 23 de setembro, em Porto Alegre. Na oportunidade, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) fará o lançamento do novo convênio Brazilian Rice 2015/2017, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção de arroz e seus derivados no mercado internacional. O evento inicia-se às 14 horas, na sala D-304 da Fiergs, contando com avaliação do primeiro convênio Brazilian Rice, lançamento do livro de receitas do projeto e palestra do economista e pesquisador Marcos Tadeu Lélis.

O novo convênio tem valor fixado em R$ 1,991 milhão, sendo 68,52% investidos pela Apex-Brasil e 31,48% pela Abiarroz. O valor total para os anos 2015-17 é 26,4% superior ao primeiro convênio, encerrado recentemente com números muito positivos para o Brasil: as empresas do projeto passaram a exportar para 42 destinos diferentes (o dobro de países em comparação com o início do Brazilian Rice), fazendo crescer 55% suas exportações no balanço final de 2014 ante o ano anterior. Iniciado com 22 empresas, o projeto tem hoje 30 organizações que geram 12.900 empregos diretos.

Gerente do projeto Brazilian Rice, André Anele destaca que as ações do convênio nesta nova etapa serão focadas na consolidação das exportações brasileiras de arroz, incluindo também seus derivados, como óleo, farinha, bolachas e massas. “O Brasil está se estabelecendo como uma referência no comércio internacional de arroz pela sua qualidade e capacidade produtiva; as ações de capacitação das empresas do setor orizícola, bem como as atividades de promoção comercial e de imagem do Brazilian Rice, são estratégicas para propósito”, destaca o gerente.

Na quarta-feira, as ações previstas ou já realizadas serão apresentadas em detalhes para empresários do setor, autoridades, imprensa e representantes da agência governamental. O evento terá ainda dois importantes marcos para o segmento neste ano: o lançamento do livro de receitas do Brazilian Rice (uma inédita ferramenta de comunicação editada em português, inglês e espanhol) e a palestra Cenários Macroeconômicos e o Setor do Arroz. O livro conta com uma receita gastronômica – com preparo baseado no arroz – enviada por cada empresa participante do projeto e seus respectivos contatos, tendo distribuição segmentada para apoio comercial. Já a palestra, ministrada pelo economista e pesquisador Marcos Tadeu Lélis, deverá compartilhar informações relevantes para o setor, sendo um vetor de conhecimento que converge para os propósitos de capacitação do Brazilian Rice. ver mais notícias