Abrapa e Embrapa promoveram simpósio internacional nos EUA

Inovações tecnológicas, incremento de produtividade, segurança alimentar dentre outros temas, foram abordados no encontro, na capital federal americana

22.02.2018 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Embrapa –  Através do Brazil Initiative, da Elliott School of International Affairs – realizaram, nesta quarta-feira (21), na sede da Elliott School of Intenational Affairs, da George Washington University, em Wahington DC, o simpósio Harvesting Innovation, uma iniciativa brasileira voltada à promoção da agricultura nacional no mercado externo. Representando a Abrapa, o conselheiro consultivo e ex-presidente da entidade, Haroldo da Cunha.

O Harvesting Innovation enfatizou a moderna agricultura brasileira e as inovações que, aliadas à profissionalização do produtor rural nacional, têm permitido significativos aumentos de produtividade nas lavouras e a sustentabilidade ambiental. O evento aconteceu um dia antes de um dos mais importantes encontros do setor nos EUA, o Agricultural Outlook Forum (AOF), realizado na cidade de Arlington, na Virgínia. A estratégia dos realizadores, que também participaram do AOF, foi aproveitar a ocasião e a proximidade geográfica para impulsionar a presença do público, formado, principalmente, por produtores, industriais, agentes governamentais, professores, estudantes, ONGs internacionais e imprensa.

“O Brasil é hoje um dos grandes provedores de alimentos e fibras do mundo e não existe como falar de segurança alimentar sem colocá-lo no centro da pauta. Chegou a esse patamar por sua excelente aptidão agrícola e pela intensiva incorporação de tecnologia na produção. E, não obstante esse desempenho, ainda preserva mais de 60% da sua cobertura vegetal, um feito que precisa ser ressaltado”, afirma o presidente da Abrapa, Arlindo Moura.

Para Haroldo da Cunha, que foi palestrante no painel Ciência na prática – experiências do campo, mais que qualquer outro setor, “a agricultura brasileira é o esteio da economia nacional”.

Além de Abrapa e Embrapa, também apoiaram o evento o Institute for International Economic Policy/Elliott School of International Affairs, a Biotechnology of Innovation Organization (BIO), a Bayer, o Centro de Expertise em Agricultura Tropical (Ceat) e o International Food Policy Research Institute (IFPRI).

Agricultural Outlook Forum (AOF)

O representante da Abrapa, Haroldo da Cunha, e o consultor da Associação nos Estados Unidos, Mark Langevin, também participam, nos dias 22 e 23 de fevereiro, do Agricultural Outlook Forum, que, este ano, traz como subtítulo The roots of prosperity (As raízes da prosperidade). O evento é promovido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA, e tem programação voltada para as diversas culturas agrícolas. Nesta edição, as novas tecnologias têm importante espaço na pauta. Mas tendências de mercado, política, segurança, dentre outros, também figuram na agenda. Painel Cotton Outlook será realizado dentro da grade, na manhã do dia 23. A Abrapa também esteve presente ao AOF em 2017.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024