NOTÍCIAS

ABRATES elege nova diretoria

  • 16/09/2015 |
  • Abrates
Aproveitando o andamento do 19º Congresso Brasileiro de Sementes, foi realizada a Assembleia Geral para apresentação do relatório de gestão, apresentação do balanço financeiro do período 2013-2015, eleição e posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes – ABRATES.

Com a transição, José de Barros França Neto conclui seu trabalho como presidente da Associação, mas se mantém na gestão como diretor financeiro. “Foi uma honra muito grande presidir a ABRATES, que é a associação técnica de sementes de maior atuação da América. Neste período, com o apoio de toda a diretoria, conseguimos alcançar grandes metas. Uma delas foi a internacionalização da nossa revista, que se tornou o Journal of Seed Science. Também é preciso destacar a importância de termos lançado três importantes livros neste período e ter tido a chance de presidir duas edições do CBSementes. Outro ponto que podemos comemorar é a capacitação de mais de mil profissionais e técnicos através do cursos oferecidos pela ABRATES, o que mostra a necessidade do meio em se qualificar e a confiança no trabalho desenvolvido pela Associação”, relata França Neto.

“Ainda há muito para ser feito no segmento e nosso trabalho continua”, esclarece o ex-presidente. “Para essa nova gestão, manteremos nosso compromisso de apoiar todos os segmentos sementeiros - grandes culturas, hortícolas, florestais, forrageiras, medicinais e tantos outros”, conclui.

Pela nova chapa, assume como diretor da ABRATES, para a gestão de 2015-2017, o pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski. “A ABRATES segue nessa nova gestão com a importante missão de levar para o conhecimento da sociedade o que é feito em pesquisa de sementes no Brasil, seja pelas universidades, instituições de pesquisa ou universidades. Somos referência em tecnologia de sementes para área tropical. Haja vista a gestão da produção de semente de soja por meio do teste de tretazólio como ferramenta para o conhecimento da qualidade fisiológica da semente de soja. Tecnologia que foi aperfeiçoada no Brasil”, conclui Francisco.

Outro ponto observado pelo novo presidente é a responsabilidade da ABRATES continuar atuando como multiplicadora de conhecimentos no próprio meio sementeiro, promovendo cursos de capacitação, cursos técnicos, eventos técnico-científicos como o próprio Congresso Brasileiro de Sementes. Nesta preocupação de difundir os conhecimentos da pesquisa e tecnologia de sementes, Francisco também ressalta a preocupação em incluir os jovens neste trabalho, para que possam assumir a frente nos próximos anos. “É preciso preparar novos nomes para darem sequência a todo esse trabalho. Por isso, nesta gestão já contamos com membros jovens, com potencial e interesse na tecnologia de sementes. Isso é uma estratégia para que a transição aconteça de forma sólida e tranquila no futuro”, explica o novo presidente.

Confira os membros do corpo-diretor da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes:
Presidente: Francisco Krzyzanowski
1º Vice-presidente: Fernando Augusto Henning
2º Vice-presidente: Maria Laene Moreira de Carvalho
Diretor Financeiro: José de Barros França Neto
Vice-diretor Financeiro: Alessandro Lucca Braccini
Diretor Técnico e de Divulgação: Denise Cunha dos Santos Dias
Vice-diretor Técnico e de Divulgação: Gilda Pizzolante de Pádua
Conselho Fiscal
Tilulares: Julio Marcos Filho, José Rozalvo Andriguetto, Ademir Assis Henning
Suplentes: Mariangela Rizzati Ávila, Roberval Dailton Vieira, Francisco Guilhien Gomes Junior.

Foto: R.R. Rufino ver mais notícias