Acaricida Nufarm Smite na lista Produção Integrada de Citros

Produto seletivo, com ação de contato e translaminar, atua como ovicida, larvicida e ninficida no controle do ácaro da leprose

11.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O acaricida Smite, da Nufarm, integra a relação PIC – Produção Integrada de Citros -, elaborada e divulgada no âmbito da cadeia produtiva citrícola. Um agroquímico recomendado no controle do ácaro da leprose, Smite age sobre ovos, larvas e ninfas, interrompendo o ciclo da praga antes que esta atinja a fase adulta.

Segundo o departamento técnico da Nufarm, o produto também apresenta ação transovariana nas fêmeas adultas do ácaro da leprose, e é seletivo aos inimigos naturais dessa praga.

“As aplicações devem ser iniciadas logo no início da infestação, quando for constatada a presença de ovos ou das formas jovens do ácaro da leprose”, assinala Murilo Borges, engenheiro agrônomo, gerente de inseticidas e fungicidas da Nufarm.

A lista PIC é formulada e atualizada periodicamente, por um comitê formado por institutos de pesquisas, consultores técnicos e indústrias produtoras de suco. Visa, sobretudo, a ajudar o citricultor a adequar-se às boas práticas agrícolas, bem como a orientá-lo a usar somente os produtos constantes dessa relação.

Nos próximos dias, a Nufarm levará a campo um programa de informações ao citricultor. A campanha tem objetivo de disseminar as melhores práticas para o controle do complexo de ácaros dos citros na safra 2016-17, incluindo a realização do manejo de resistência a acaricidas nas lavouras. Esta medida preserva a suscetibilidade de ácaros e insetos aos ingredientes ativos dos agroquímicos hoje registrados no Brasil.

“Para manter a eficácia dos acaricidas sobre as pragas, o produtor não deve utilizar produtos com um único modo de ação durante a safra”, explica Murilo Borges.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024