NOTÍCIAS

Ácaro predador é aliado no controle do fungus gnats

A Promip, empresa que atua no segmento de manejo integrado de pragas, acaba de registrar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um novo produto biológico que contém o ácaro predador Stratiolaelaps scimitus (Stratiomip), aplicado no combate do fungus gnats que ataca as raízes das plantas, principalmente em áreas de produção de mudas e cogumelos.

O Stratiomip é uma solução biológica que visa o controle destas pragas de solo, além de outros insetos nocivos. A aplicação do produto é realizada de maneira simples e rápida, liberando os ácaros predadores nos canteiros infestados pela praga. Sua eficiência para o controle de fungus gnats foi comprovada cientificamente em vários países, inclusive no Brasil.

Este agente biológico pode ser aplicado em qualquer cultura com a ocorrência da praga-alvo. Na prática, o sucesso na aplicação desse produto já foi comprovado em áreas de produção de mudas de citrus, eucalipto, tabaco, hortaliças e flores.

O produto biológico é oferecido em embalagens contendo 10.000 ácaros predadores misturados com material inerte utilizado como veículo para aplicação e distribuição dos predadores em campo. Após sua aplicação, os predadores começam imediatamente a trabalhar no controle do fungus gnats.

“O fungus gnats é uma praga que causa elevados prejuízos econômicos em diversos tipos de culturas. Ele afeta diretamente as raízes das plantas e, consequentemente, abre portas para a entrada de doenças. A chegada do Stratiomip ao mercado representa uma forma eficiente de combate, além de tornar os produtos produzidos mais saudáveis e livres de danos. O Stratiomip deve ser utilizado logo no início da manifestação. Quanto mais cedo os predadores forem liberados, maior será a eficiência do controle”, afirma Marcelo Poletti, CEO e um dos co-fundadores da Promip.

Sobre a Promip

A Promip, empresa de biotecnologia e manejo integrado de pragas localizada em Engenheiro Coelho, no interior de São Paulo, é a única empresa brasileira com uma biofábrica para produzir e comercializar ácaros predadores, que complementam o uso de agroquímicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, aumentando a produtividade agrícola.

Fundada em 2006 por dois engenheiros agrônomos, a Promip desenvolve inovações que aumentam a produtividade agrícola, trazendo soluções complementares ao uso de agroquímicos e transgênicos. Em setembro do ano passado, a Promip recebeu um investimento do Fundo de Inovação Paulista, idealizado pela Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista.

ver mais notícias