Adama investe R$14,4 milhões em unidade fabril de Taquari (RS)

A Adama irá investir R$ 14,4 milhões na modernização da unidade de Taquari (RS), que produz herbicidas, acaricidas, fungicidas, produtos domissanitários, fertilizantes e bioestimulantes.

30.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
William Gimenes

O aporte terá como foco principal a produção de fungicidas, possibilitando a ampliação do portfólio da Adama e o desenvolvimento de novas soluções e produtos.

De acordo com o Gerente Industrial da fábrica, Gérson Bencke, o investimento possibilitará um acesso mais rápido aos produtos. “O processo de melhorias deve durar dois anos. Ao final dele, o complexo estará pronto para fabricar o novo fungicida da Adama, que está atualmente em fase de registro e terá como foco principal o combate à ferrugem asiática em lavouras de soja. Trata-se de mais um benefício para o produtor”, declara Bencke.

Os investimentos na fábrica contemplarão a modernização da planta, com a ampliação da unidade de síntese química de fungicidas, onde são fabricados os Ingredientes Ativos, responsáveis pelo efeito do produto final. Esta operação é realizada em reatores químicos controlados por sistemas automatizados que vão passar por uma modernização.

Bencke explica que os aportes já se iniciaram em 2016. Nesta primeira fase, acontece a definição dos processos de fabricação dos novos produtos na unidade, bem como os detalhamentos técnicos para a emissão da Licença Prévia de Operação por parte da Fundação Estadual de Proteção ao Meio-Ambiente do Rio Grande do Sul (Fepam). “Após estes trâmites legais, realizaremos a aquisição dos equipamentos que possibilitarão a montagem da fábrica e a otimização da produção. Dessa forma, em março de 2018 já estaremos produzindo com força máxima em Taquari”, afirma Bencke. Ao todo, serão investidos 11,4 milhões em 2017 e 3,14 milhões em 2018.

As mudanças também trarão oportunidade de empregos para a cidade. Durante as obras de remodelação da unidade, cerca de 60 postos de trabalho serão criados temporariamente nas áreas de operação e produção. Atualmente, a unidade fabril emprega 78 funcionários efetivos em Taquari (RS) que passarão por treinamentos e desenvolvimento profissional para esta nova etapa da indústria.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024