NOTÍCIAS

Adubação Verde em destaque no Ano Internacional das Leguminosas

  • 14/04/2016 |
  • Lidia Wagner

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) elegeu 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, com o objetivo de salientar a importância desse tipo de alimento na promoção da segurança e saúde alimentar, bem como na sustentabilidade agrícola e ambiental.

Alimentos como feijão, soja, lentilha e ervilha fazem parte do cardápio de muitas pessoas. Pautadas cientificamente na família Fabaceae, tais leguminosas são boas fontes proteicas, de fibras e vitaminas do complexo B, além de conter minerais como ferro e cálcio.

Já para a agricultura, as leguminosas são conhecidas como adubos verdes, responsáveis pela manutenção da qualidade do solo e da sustentabilidade produtiva. Além disso, promovem o aumento da eficiência hídrica e da biodiversidade do solo. Outros benefícios muito difundidos no emprego desses adubos verdes (leguminosas) são a fixação de nitrogênio direto da atmosfera e a ótima produção de aminoácidos, que são aproveitados pela cultura comercial subsequente ao seu plantio, elevando a produtividade observada.

O diretor comercial da Sementes Piraí, José A. Donizeti Carlos, aponta que a eleição das leguminosas como destaque dos trabalhos da FAO neste ano, vai ao encontro das ações de divulgação de benefícios da adubação verde na produção agrícola. Ele destaca algumas variedades para o manejo do solo e alimentação animal:

Crotalária-spectabilis

Crotalária-ochroleuca

Feijão-guandu

Guandu-anão

Lablab

Mucuna-anã

Mucuna-preta

Soja-perene

Tremoço-branco

As leguminosas listadas acima são empregadas (em rotação de culturas ou em sistemas de plantio direto, por exemplo) em várias culturas como cana-de-açúcar, café, soja, citros, entre outras. Seu uso também é comum na reforma de pastagens degradadas, tanto que a adubação verde é uma tecnologia inclusa no Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Engajando-se com o Ano Internacional das Leguminosas, a Sementes Piraí, marca referência em adubação verde há mais de quatro décadas, reforça o seu compromisso em divulgar e apresentar os benefícios dessa boa prática agrícola. “Temos uma oportunidade ímpar para reforçar a ação dos adubos verdes neste ano. Vamos alimentar o público com fatos atualizados, delineando conteúdos especiais em nossos canais sociais”, reforça Donizeti.

Para acompanhar o que a Sementes Piraí apresenta no Ano Internacional das Leguminosas, acesse http://www.pirai.com.br.

ver mais notícias