Agrale promove 17ª edição do Projeto Girassol

Desenvolvido pela empresa com o apoio de entidades parceiras de Caxias do Sul, o Projeto Girassol beneficia diretamente estudantes de três colégios da cidade

25.11.2015 | 21:59 (UTC -3)

A Agrale realizou o evento de encerramento da 17ª edição do Projeto Girassol, que envolveu crianças e adolescentes no cultivo das hortas e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. O evento aconteceu na Faculdade de Tecnologia (FTEC), em Caxias do Sul.

Desenvolvido pela empresa com o apoio de entidades parceiras de Caxias do Sul, o Projeto Girassol beneficia diretamente estudantes de três colégios da cidade: Escola Estadual Erico Veríssimo, Escola Municipal Rosário São Francisco e Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli – CAIC. Este ano, os alunos participaram com o tema: “O que aprendi no Projeto Girassol durante o ano de 2015 e o que isto pode contribuir na minha vida e/ou na minha família e/ou comunidade”.

Segundo Paulo Ricardo dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Agrale, o envolvimento dos jovens tem crescido a cada ano. “Estamos muito felizes com a repercussão, o reconhecimento do Girassol e o recorde de participação. Em 2013, o projeto atendeu 150 alunos, em 2014 foi expandido para 340 e, neste ano, contamos com 500 alunos. O objetivo é promover informações sobre os cuidados com o meio ambiente, por intermédio de atividades orientadas, conscientizando-os frente a estas questões e tornando-os multiplicadores destes conhecimentos em suas casas e comunidade”, explica.

O Projeto Girassol também tem o objetivo de desenvolver, no espaço escolar, ações que proporcionem ao aluno desenvolver habilidades de planejamento de seu futuro social, juntamente com os professores, colegas, familiares e todos os interessados em evitar problemas ambientais e/ou dificuldades sociais. José Angeli, conselheiro de administração da Agrale e idealizador do Projeto Girassol, acredita que por intermédio da educação a sociedade pode de maneira efetiva, provocar mudanças concretas no trato do meio ambiente e hábitos sustentáveis.

Com oito meses de duração, os trabalhos práticos começaram em abril, com a realização de palestras educativas e os preparativos para a construção de hortas comunitárias nas escolas e nas comunidades onde estão inseridas. Na primeira etapa, o Projeto Girassol envolve crianças e adolescentes no cultivo das hortas, passeios ecológicos e em atividades educativas, principalmente com foco na agroecologia. No mês de outubro é realizada a tradicional distribuição de sementes de girassol em diferentes pontos da cidade e nas três unidades da Agrale em Caxias. Ainda ocorrem a oficina comportamental e de empregabilidade, visita à Agrale, projetos Empreendedorismo Sustentável e Empreendedorismo do Fazer, Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania, Rústica Girassol e Mostra do Projeto Girassol.

“São desenvolvidas ações quinzenais no ambiente escolar, abordando temas na área ambiental e social, facilitando a todo aluno o acesso a atividades que estimulem a preservação ambiental, o trabalho em equipe, o voluntariado e o exercício da liderança, proporcionando melhorias na qualidade de vida pessoal, familiar e preparando o futuro profissional”, finaliza Paulo Ricardo.

O Projeto Girassol tem o apoio da Dolaimes Comunicação e Eventos, Fazenda Três Rios, Parceiros Voluntários, Produtos Pionner, Rádio São Francisco, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Cenci & Cia, AMBE, Giratur, Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Coordenadoria da Juventude, Defesa Civil, CODECA.

Em 2015, também se tornaram parceiros do projeto os seguintes voluntários: Sabrine Terres, que contribuiu com a oficina comportamental; a psicóloga Adriele Leão, e os voluntários Agostinho Tonella e Mariana Hoffmann, que contribuíram com a horta comunitária no CAIC, além da presença do técnico agrícola da SEMMA, Marcio Seli, como apoio às hortas escolares.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024