​Agricultores apostam em nutrição vegetal para superar estragos nas lavouras do Nordeste

Produtores enfrentam os impactos da seca que, contrariando as previsões, deverá se estender até o fim do ano

19.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Tiago Ritter

Alguns fenômenos climáticos, como o La Niña, continuam sendo a grande preocupação dos agricultores brasileiros, principalmente na região do Matopiba (composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia). A previsão era de que o fenômeno traria mais chuvas para a região Nordeste a partir de outubro, mas o cenário é outro, com temperaturas altas e reservatórios de água cada vez mais secos e com altos índices de salinidade.

Desde 2011, a Satis vem intensificando suas atividades no Nordeste. Com diversas soluções em nutrição e fortalecimento natural das plantas, a empresa mineira aumentou em 50% sua participação nas culturas de frutas, especialmente melão e mamão, e também na produção de tomate, pimentão, milho verde e hortaliças, principalmente nas áreas que compreendem o Ceará, o Rio Grande do Norte e Pernambuco e também nos demais estados da região. “O mercado nordestino utiliza toda a linha de produtos da Satis. As soluções em nutrição vegetal vêm ajudando muito os produtores da região, até porque as plantas não precisam gastar tanta energia para metabolizar, evitando assim que elas se estressem”, explica Luciano Medeiros, representante da empresa no Nordeste. Segundo ele, a falta de água vem acarretando prejuízo nos poços artesianos, deixando a água mais salina. “No caso de Mossoró, a Satis está conseguindo garantir um escala maior na produção de melão graças ao Sturdy, um produto que fornece a quantidade ideal de fósforo, e substâncias bioestimulantes nessas plantações”, destaca.

Toda essa movimentação fez com que a Satis reavaliasse seu processo de distribuição na região, firmando, ainda, mais sua parceria com a empresa Nordeste Atacado. Com isso, a empresa mineira, que já participa de 30% do mercado nordestino, espera dobrar a sua participação na região nos próximos cinco anos. “Possuímos tecnologias e soluções que vêm se mostrando cada vez mais indispensáveis para o produtor obter melhor rendimento e qualidade. Um destes avanços está relacionado com o fortalecimento natural das plantas, tornando-as mais resistentes às condições adversas.

Prestes a completar 20 anos de atividades, a Satis segue investindo mais de 10% de sua receita no desenvolvimento de pesquisas e novas soluções tecnológicas, com mais de 15 estudos em andamento e parcerias com universidades, centros técnicos e organizações nos principais polos agrícolas brasileiros. Com amplo portfólio voltado para nutrição e fortalecimento natural das plantas, a empresa ainda tem orientado os produtores locais quanto aos princípios básicos da lavoura, como correção do solo, tratamento de sementes, qualidade do plantio, controle de plantas daninhas, de pragas e doenças. As orientações ocorrem por meio de iniciativas como visitas técnicas e os chamados ''Dias de Campo'', nos quais proprietários são reunidos em uma área de cultivo para acompanhar, na prática, a aplicação destas soluções.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024