NOTÍCIAS

Agrishow 2016 apresenta soluções que economizam até 40% no consumo de água para irrigação

  • 11/04/2016 |
  • Mecânica de Comunicação

Principal vitrine de inovações tecnológicas para o agronegócio brasileiro, a Agrishow 2016 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a ser promovida de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo, também terá novidades voltadas à sustentabilidade.

Uma dessas soluções é a tecnologia de captação de água com energia vinda do sol, que é capaz de promover economia desses recursos naturais. Desenvolvida pela Anauger, expositor da Agrishow 2016, a tecnologia funciona por meio de captação de irradiação solar pelo módulo fotovoltaico, que é transformada em potência elétrica pelo driver e aciona a bomba. Enquanto houver sol, haverá água e quanto maior a incidência solar, mais líquido será bombeado. Cerca de oito mil litros por dia podem ser bombeados. Segundo a empresa, os agricultores que utilizam esse equipamento conseguem expressiva redução no uso de energia elétrica e podem captar grandes quantidades de água em dias ensolarados, além de aumentar a produtividade, já que podem instalar a bomba em locais afastados.

Na área de irrigação, a Amanco lançará sua nova linha de microaspersores MF2, voltada para os mais diversos tipos de culturas que necessitam de um sistema de irrigação localizada por microaspersão. Os produtos são utilizados como emissores em irrigação de plantas frutíferas, como laranja, uva, mamão, entre outras e estufas, funcionam com pressão a partir de 1,2 kgf/cm² até 3,0 kgf/cm², e com excelentes curvas de distribuição de água que proporcionam maior eficiência. O microaspersor gera um menor consumo de água e fertilizante por irrigar somente onde está a raiz da planta, auxiliando também na economia de energia elétrica do sistema de bombeamento.

Já a Bauer mostrará seus sistemas de irrigação, sua solução para gerenciamento da irrigação e seu sistema de tratamento de águas residuais agrícolas e não agrícolas. Um desses produtos é o Sistema 9000, solução de irrigação com pivô central e controle de GPS integrado, cuja distância entre eixos da torre oferece estabilidade mesmo sob ventos fortes e condições climáticas extremas. Com exclusivo sistema de controle de alinhamento, que garante precisão e facilidade de operação, é adaptado a diferentes tipos de solo e cultura e tem como vantagens o baixo consumo de água e energia e a gestão otimizada da irrigação.

Na Agrishow 2016, a NaanDanJain exporá as mais novas tecnologias e novidades de seus produtos para irrigação, proporcionando ao produtor rural a possibilidade de fazer mais com menos, ganhar em produtividade e aumentar a disponibilidade de recursos com redução de custos. Dentre a gama de tecnologias de irrigação e linhas de produto, a empresa inclui tubogotejadores, microaspersores, aspersores, acessórios e projetos completos, entregando soluções personalizadas em sistemas de irrigação que impactam positivamente o resultado final.

A Netafim levará seu novo sistema de irrigação por gotejamento com controle e gestão automatizados, e monitoramento em tempo real, garantindo economia de água, fertilizantes e mão de obra. Com isso, o produtor rural poderá controlar à distância todo o processo de irrigação e nutrirrigação – que é a técnica de levar a solução nutritiva junto da água, na mesma tecnologia gota a gota. O lançamento utiliza tubos flexíveis que otimizam o projeto de irrigação e facilitam as atividades operacionais e de armazenamento.

Já a Rain Bird apresentará aos visitantes da Agrishow 2016 seus sensores de umidade de solo SMRT-Y, que proporcionam uma economia de água acima de 40%, uma vez que monitora com precisão os níveis de umidade em termos absolutos ao invés do modo relacional, não sendo afetados pela temperatura do solo ou condutividade elétrica. O dispositivo verifica as condições de solo a cada 10 minutos, permitindo que a operação do ciclo de rega aconteça apenas quando a umidade da zona radicular cair abaixo do limite definido. Com isso, ele elimina a rega desnecessária, permite ao solo dizer quando a rega é apropriada, preservando, assim, água em muitas aplicações.

No estande da Tigre Tubos e Conexões, os produtores rurais poderão ver a linha de tubos e conexões para sistemas de irrigação fixos, semifixos, portáteis e agropecuários. Como benefícios para o produtor rural, a linha de produtos apresenta alta resistência, durabilidade e confiabilidade, além de ser de rápida e fácil instalação, promovendo, dessa maneira, tranquilidade, segurança e economia para seu usuário.

Por fim, a Valley Irrigação mostrará uma novidade para pequenas e médias áreas, o Pivô 5 Polegadas Valley, voltado para irrigação de baixo custo para áreas de até 40 hectares. Entre os diferenciais está a facilidade de controle e monitoramento, que simplifica a operação. A irrigação em pequenas e médias áreas exige tecnologia, dedicação e foco, sendo que o ideal é uma implantação em etapas, permitindo a incorporação gradativa dos processos e benefícios. Além disso, quanto mais pontos forem atingidos, maiores os benefícios econômicos e ambientais relacionados à maior produtividade, menor consumo de água, energia, mão de obra e do equipamento. Outra novidade da empresa é o lançamento do Consórcio Valley, para facilitar aos produtores rurais a aquisição de pivôs.

Na feira, outras soluções sustentáveis poderão ser vistas bem como lançamentos em máquinas e implementos agrícolas, tecnologias para a agricultura de precisão, insumos para diversos tipos de culturas, novidades para a pecuária, além de tendências inovadoras para o agronegócio do futuro.

A Agrishow 2016 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq– Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Mais informações:

AGRISHOW 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação

Data: 25 a 29 de abril de 2016

Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

ver mais notícias