​Agrishow 2017 mostrará o desenvolvimento tecnológico e potencial produtivo do agronegócio brasileiro

Principais empresas do setor levam suas mais recentes tecnologias e novidades para atender as demandas dos produtores rurais

30.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

O protagonismo do agronegócio nacional frente à expectativa de retomada de crescimento econômico continuará em evidência neste ano. Segundo um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 16/17 de grãos está estimada em 222,9 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 19,5% em comparação com as 186,6 milhões de toneladas obtidas na safra anterior. Esse expressivo aumento na produção agrícola contribuirá para a garantia da oferta de alimentos no país e no mundo, auxiliando a economia, que poderá ter efetivas condições de manter um menor nível de inflação e de sustentar o ritmo na queda de juros, beneficiando, com isso, a sociedade e o país.

Neste cenário positivo para o agronegócio nacional, será promovida a Agrishow 2017 – 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, entre os dias 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

“Notamos uma enorme evolução na agricultura brasileira, por meio de uma maior integração entre toda a cadeia produtiva. Em função disso, nós acreditamos no protagonismo do agronegócio para a recuperação da economia nacional. Nesse sentido, a Agrishow contribuiu e continua contribuindo ao apresentar o constante aprimoramento tecnológico do setor”, disse Fábio Meirelles, presidente da Agrishow e da Faesp, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (29/03), em São Paulo.

A feira, que é considerada o principal palco de tendências, lançamentos e inovações tecnológicas para o agronegócio nacional, deverá receber mais de 150 mil visitantes, do Brasil e do exterior, um público altamente qualificado, formado por agricultores e pecuaristas, profissionais, empresários e técnicos da cadeia produtiva, representantes das entidades setoriais, pesquisadores, autoridades, lideranças governamentais e membros de órgãos e secretarias públicas.

“A Agrishow gera negócios, agrega valor e oferece oportunidade ao produtor de ter contato e de conhecer as novas tecnologias que ele precisa para conseguir aumentar sua produtividade e reduzir custos”, afirmou João Carlos Marchesan, presidente da Abimaq.

Tradicionalmente, os visitantes esperam a realização da feira para realizar negócios, uma vez que as principais novidades das mais importantes empresas que compõe a cadeia produtiva serão apresentadas em 440 mil m² de área. São, no total, de 800 marcas, que apresentarão máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, insumos, sistemas para agricultura de precisão, soluções de monitoramento e automação, acessórios, peças, serviços e outros produtos, com reais benefícios para a lavoura e para a pecuária, como: aumento da produtividade, crescimento da rentabilidade, redução de custos, economia de recursos naturais e de insumos, mais eficiência na plantação, melhor manejo nos pastos e mais assertividade no cultivo das culturas.

Além disso, pela organização sempre estar atenta às demandas dos visitantes e dos expositores, os estandes são estrategicamente posicionados, o que resulta em empresas de um mesmo segmento de negócios estarem localizadas em áreas próximas, o que proporciona um melhor planejamento por parte do produtor rural, e consequente otimização de sua visita.

Entre as áreas da Agrishow 2017 estão: agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pick ups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).

Novidades e atrações

Neste ano, a Agrishow conta com diversas novidades, como a Arena das Demonstrações de Campo, a Arena do Conhecimento e o Caminho do Boi. “A ideia é levar conhecimento para os visitantes da feira”, pontuou José Danghesi, diretor do evento.

A Arena de Demonstração de Campo apresentará um formato mais dinâmico e curadoria da Coopercitrus, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer tecnologias para o agronegócio, que contribuam no aperfeiçoamento das atividades dos produtores rurais. É a oportunidade dos produtores conhecerem as inovações que elevam a produtividade no plantio, economizando recursos naturais, insumos, diminuindo custos e aumentando a rentabilidade do produtor rural. Os visitantes poderão acompanhar demonstrações das últimas tecnologias que estão no mercado para auxiliar a alta produtividade no campo, como Geofert, Vant, drone de pulverização aérea, distribuição de corretivos em taxa variada, Weed Seeker, Piloto Automático, Tru Count e tratores e implementos das marcas Valtra e New Holland.

Já a Arena do Conhecimento será palco de apresentações de novas tecnologias, conhecimento e tendências durante a feira. Serão palestras, seminários e congressos, com o objetivo de levar informação relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo, ministrados por importantes organizações, como o LIDE Ribeirão Preto.

O Caminho do Boi permitirá aos visitantes simular o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor. O objetivo é disseminar informação, mostrando de forma didática a importância da integração dos diversos elos da cadeia produtiva e como investimentos feitos pelo setor são responsáveis por fazer chegar à mesa do consumidor um alimento saboroso, de qualidade, confiável, produzido com tecnologia e de forma sustentável. O Caminho do Boi na Agrishow 2017 é uma parceria da Beckhauser com o Terraviva Eventos e a Agrishow.

A 18ª Rodada Internacional de Negócios, promovido pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), parceria entre a Abimaq e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ocorrerá nos dias 2 e 3 de maio. A rodada reunirá fabricantes brasileiros dos setores de máquinas, implementos agrícolas, pecuária e equipamentos de irrigação, com compradores estrangeiros, vindos especialmente ao Brasil para essas reuniões, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

Ainda durante a feira, será entregue um dos mais tradicionais prêmios do agronegócio brasileiro: o Deusa Ceres, premiação da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), que presta homenagens aos engenheiros agrônomos que se destacaram em diversas áreas.

Tecnologia e mobilidade

A difusão de conhecimento técnico e de gestão ao longo do ano continua a ser um dos objetivos da Agrishow 2017, por meio do canal de conteúdo exclusivo, com matérias especiais, artigos, reportagens, entrevistas e dicas em formato de e-books, além de whitepapers, infográficos e artigos técnicos de institutos parceiros, do Brasil e exterior. Para acessá-lo, basta entrar no site da Agrishow (www.agrishow.com.br) e clicar em “Blog” no menu principal.

O site oficial da feira migrou para uma nova plataforma, que possibilita melhorar as experiências dos usuários. Já o aplicativo da Agrishow ganhou novas funcionalidades. Este ano, além de uma rede social exclusiva, os usuários podem compartilhar suas experiências na Timeline do APP. O App também possibilita o networking, uma vez que é possível a troca de mensagens e marcar compromissos na feira usando a opção “Agenda”. Além disso, a busca por produtos e expositores não necessita do uso da internet, logo os visitantes podem utilizá-lo na versão offiline durante a feira. Ano passado, o APP teve mais de 12 mil downloads.

Mais informações:

AGRISHOW 2017 – 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 1ª a 5 de maio de 2017
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024