AgroBravo está formando novos líderes no agronegócio

O programa oferece novos conhecimentos e ferramentas para aprimorar a gestão das empresas e propriedades agrícolas

01.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
AgroBravo

Empreendedorismo rural, desenvolvimento de lideranças, sucessão familiar e cultura de inovação são os quatro pilares do Programa Empreendedores Sem Fronteiras que está levando 25 jovens brasileiros para a mais conceituada universidade de agronegócio do mundo. O programa é fruto de uma iniciativa da AgroBravo em parceria com a Iowa State University (ISU). As aulas acontecem no campus da ISU, em Ames, nos Estados Unidos.

O programa conta com tradução simultânea em todas as aulas, ministradas por professores da própria ISU e com convidados de importantes empresas e entidades, como a brasileira Dom Cabral, Hertz Farm Management, Chicago Mercantile Exchange (CME), principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo; AgStar, renomada cooperativa americana de serviços financeiros; Praire Crest Capital, além da Kerns & Associates, referência mundial em consultoria de gestão para propriedades rurais. Quem também transmite conhecimento aos estudantes brasileiros, são profissionais da Piper Jaffray, completo banco de investimentos e de serviços financeiros e do Summit Group, grupo de consultoria, auditoria e treinamentos empresariais. Um time de peso que tem a missão de formar novos líderes no agronegócio brasileiro.

Os estudantes foram recebidos pelo CEO do Grupo Summit em sua própria casa. O fundo foi o primeiro a investir na compra de terras brasileiras, no estado do Pará, além de investir US$ 150 milhões na primeira usina de etanol de milho do país, gerando 150 empregos diretos e colocando o estado paraense no mapa da produção de etanol de milho, agregando valor ao produto. A fábrica será inaugurada no próximo dia 11 na cidade de Lucas do Rio Verde, com produção prevista para o próximo ano de 200 milhões de litros e, 400 milhões, até o ano de 2025.

O cronograma envolve uma visita à Fábrica de pulverizadores e Colhedoras de algodão da John Deere em Des Moines, além de turismo e lazer em Chicago, subindo a Willis Tower até o Skydeck, no 103º andar com uma vista deslumbrante da cidade. Quem decidiu fazer parte desta primeira turma do Programa Empreendedores Sem Fronteiras volta para o Brasil cheio de histórias e conhecimento. “Pensei em fazer o curso, pois adorei a programação! As aulas trazem assuntos que não costumamos 'estudar' no nosso dia a dia. A semana foi muito bacana e trouxe pautas como sucessão familiar, governança e família dentro da organização. Conhecemos o casal Kern, com quem passamos momentos de muita reflexão e descontração”, conta Estela Gavinho, gerente de marketing da Concessionária John Deere, Iguaçu Máquinas.

O grupo retornou ao Brasil na sexta-feira (28), mas o programa não termina aí! Para 2018, já está sendo preparada uma segunda etapa do curso na Europa. “Nosso principal objetivo é fornecer à nova geração de agricultores brasileiros informações valiosas sobre o mercado agrícola mundial através do uso de ferramentas que auxiliem na gestão da propriedade e incentivar iniciativas empreendedoras, tais como se preparem para receber investimentos internacionais nos próximos anos”, declara o diretor da AgroBravo, Julio Bravo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024