Agrosmart lança pluviômetro digital e traz conceito de fazenda conectada ao campo

Por meio do aplicativo, os agricultores conseguem monitorar a chuva em cada talhão da propriedade de forma automatizada

07.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Amanda Campoy

Todo produtor rural faz o registro de chuva na fazenda para realizar o planejamento das atividades ao longo da safra. Esse trabalho demanda um certo esforço dos agricultores para anotar diariamente e manualmente os registros de chuva nos pluviômetros convencionais que estão no campo. Para acabar com este problema,a Agrosmart, empresa que traz para o setor agro o conceito de cultivo inteligente e fazendas conectadas, lança o Pluviômetro Digital, que registra de forma automática os dados de precipitação e os envia, em tempo real, para os celulares dos agricultores, gerando históricos e mapas de distribuição de chuva dentro da fazenda.

“Vemos ainda no Brasil que a maioria dos produtores rurais não possuem um registro automatizado das precipitações e essa coleta de dados ainda é feita de forma manual. Dependendo do tamanho da fazenda, essa rotina é muito desgastante e algumas vezes a medição é feita de forma equivocada. Nossa ideia em criar esse sistema inteligente é levar mais funcionalidades para os nossos parceiros, ajudando assim a melhorar sua produtividade e, consequentemente, a tomada de decisões”, afirma Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart.

Para se ter uma ideia da economia e agilidade nas operações do dia a dia da fazenda, em um caso real, com um pluviômetro convencional seriam necessárias realizar 17 mil coletas. Ou seja, o encarregado da fazenda teria que ir 17 mil vezes com a moto até o pluviômetro fazer o registro de chuva. Entretanto, nenhuma coleta foi necessária, já que a fazenda possui o Pluviômetro Digital que faz o registro automático de dados de chuva.

Com o Pluviômetro Digital e a coleta de dados automatizada é possível tomar decisões, mesmo à distância, sobre atividades que devem ser realizadas na fazenda. Com esse histórico o agricultor consegue verificar qual o período de maior ocorrência de chuvas, de maior acúmulo e também mapear o início da estação chuvosa. Além disso é possível verificar quando o tempo está mais suscetível a secas ou a chuvas extremas. De posse dessas informações, o planejamento do manejo da cultura é elaborado com maior segurança e precisão, ajudando cada vez mais os produtores rurais a melhorar seu contato com a terra e aumentar sua produtividade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024