Alternativas para nutrição do solo são apresentadas em Dia de Campo em Erechim, RS

SulGesso apresentou resultados na lavoura com aplicação do sulfato de cálcio granulado.

19.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Emerson Alves

Dados do último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção de trigo no Rio Grande do Sul deve sofrer uma queda de 28% na safra 2017, em relação ao período anterior. Entre os principais motivos estão fatores como a redução de área, baixa produtividade, excesso de chuvas em período de plantio seguido da falta de chuvas durante a safra. 

Diante desse cenário, alternativas para reverter esse quadro foram apresentadas durante o primeiro Campo Tecnológico de Inverno, promovido nesta quarta-feira, dia 19, pela Cooperativa Cooperalfa, em Erechim (RS). O evento, realizado na propriedade de Artemio e Armenio Casagrande, no distrito de Capoerê, contou com a presença de mais de 400 triticultores e empresas convidadas que apresentaram suas novidades nas vitrines demonstrativas. 
 
Entre alternativas apresentadas no evento, uma que despertou grande atenção dos produtores se refere à fertilização do solo. “Entre os principais desafios enfrentados nas lavouras, o combate ao alumínio tóxico é primordial, visto que afeta negativamente as culturas, sobretudo na região noroeste do Estado. Para combater esse vilão e propiciar uma correta construção de fertilidade do solo, o cálcio e o enxofre se destacam como nutrientes essenciais”, afirma o engenheiro agrônomo e especialista em solo, Eduardo Silva e Silva.  
 
Não foi por acaso que o estande da SulGesso, empresa sediada em Imbituba (SC) e única fornecedora do sulfato de cálcio no Sul do Brasil, despertou grande interesse dos triticultores. A empresa tem como seu principal produto o SulfaCal, um fertilizante mineral granulado que vem trazendo resultados positivos para os produtores da região, em sua aplicação no trigo, por ser fonte de cálcio e enxofre na forma solúvel. “A utilização desse tipo de produto na lavoura resulta numa planta com raízes mais profundas, solo menos compactado e uma maior produtividade na lavoura”, afirma Silva e Silva. 
 
A SulGesso mantém parceira há mais de três anos com a Cooperalfa, que distribui seus produtos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Nosso objetivo é levar conhecimento e tecnologia aos nossos cooperados e a SulGesso é uma empresa que se identificou com a filosofia. Além disso, o SulfaCal é o produto com a maior quantidade de enxofre e cálcio que existe no mercado, além de oferecer resultados práticos”, disse o supervisor técnico da Cooperalfa no Alto Uruguai, Juliano Mezzalira.   

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024