Amendoim: cuidados pré-plantio auxiliam na produtividade e qualidade das vagens

Manejo adequado do solo contribui para a sanidade do cultivo e promove melhora do meio

09.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

O período que antecede o plantio do amendoim é essencial para o sucesso da colheita. Com plantação ideal em outubro, podendo se estender até dezembro, o manejo adequado do solo, anterior à semeadura, contribui para a sanidade e produtividade do cultivo, impactando, consequentemente, na qualidade das vagens colhidas e no preço e destino do produto final.

Os cuidados pré-plantio, incluindo o tratamento do solo por meio de produtos naturais, foram adotados por Leonardo Pantolfi, produtor da cidade de Iacri (SP), estado que responde por aproximadamente 90% de toda a produção de amendoim do Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento. O objetivo foi recuperar um solo desgastado, após plantio sucessivo da mesma cultura.

Segundo o agricultor, a lavoura apresentava 70% da área tomada pela Murcha de Sclerotinia, também conhecida como Mofo Branco, e o manejo adequado do solo contribuiu para melhores resultados. “Da área infestada como estava, no ano retrasado, para esse ano, eu consegui reduzir a incidência da doença em aproximadamente 60%. Melhorou a produtividade, devido à redução do fungo, e também aumentou a qualidade”, explica Pantolfi.

De acordo Lucilaine Noguerol, engenheira agrônoma da Alltech Crop Science, “a biotecnologia nos oferece ferramentas capazes de interagir de maneira benéfica com o ambiente agrícola, adotando práticas de melhoria do equilíbrio da microbiota do solo a partir do uso de aditivos aplicados na matéria orgânica. O uso de uma nutrição equilibrada à base de complexos de aminoácidos também favorecem a prevenção e maior resistência da planta refletindo em melhor produtividade”.

A melhora na qualidade do produto final oferecido pelo agricultor também é consequência de um solo equilibrado e uma planta nutrida. “O mercado de amendoim é muito exigente. Então quanto mais bem classificados, o que é chamado de melhor padrão de peneira, mais fácil o amendoim será comercializado, sendo matéria-prima para a indústria cerealista”, complementa Lucilaine.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024