​Aminoagro destaca tecnologia que possibilita produção de manga fora de época no estado de São Paulo

Empresa realizará encontro com produtores para demonstrar a eficácia das soluções

29.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Camila Lopes

A Aminoagro, que pertence ao Grupo Fertiláqua, realiza hoje, dia 29 de junho, o V Encontro Regional de Tecnologia na Cultura da Manga, em Taquaritinga/SP.

O evento tem como objetivo divulgar aos produtores da região o trabalho da produção de manga fora da época tradicional desenvolvido há quatro anos pela empresa em parceria com a Agrotécnica Matão.

Com tecnologias de ponta e um manejo eficiente proporcionado pela Aminoagro, os produtores de São Paulo já produzem e colhem manga em diferentes épocas de acordo com a demanda de mercado, conseguindo períodos de melhor preço da fruta.

“A cultura da manga no estado de São Paulo, em sua maior parte, é em cultivo de sequeiro, fator esse que tende a reduzir as produtividades e também limita o período produtivo ao natural da cultura. Entendendo o trabalho realizado em regiões como Petrolina/PE de induzir a florada fora da época natural de florescimento da planta para produzir frutos em períodos de menor oferta no mercado e entendendo o potencial de produção que há na região de São Paulo, trouxemos a tecnologia desenvolvida nos principais centros de produção desta fruta. Os resultados têm sido muito positivos e temos conseguido alcançar nossas expectativas, assim como o produtor”, explica Artenis Cruz, gerente regional de desenvolvimento da Fertiláqua.

Gilberto Nogueira, consultor de manga e responsável pelo trabalho da Aminoagro junto à Agrotécnica Matão na região, afirma que após a introdução do projeto, o cenário da manga no estado de São Paulo mudou. “Há 12 anos iniciei o trabalho com manga em Petrolina e há cinco nós desenhamos um modelo para São Paulo que vem apresentando avanços importantes para os produtores da região que hoje conseguem colher a fruta também nos meses de junho, julho e agosto”.

Com aporte nutricional equilibrado e estímulos fisiológicos específicos para cada resposta que precisamos da planta, o projeto foi se desenvolvendo ano após ano até atingir o potencial esperado. “Nas primeiras tentativas, conseguimos induzir a florada – que é o processo mais difícil –, mas surgiram alguns problemas fitossanitários que foram corrigidos durante o processo. Hoje, conseguimos chegar a um patamar de produção equilibrado e colhendo frutos em períodos antes impensados para região”, diz o gerente.

O evento será realizado no campo de produção da Ogata Citrus Taquaritinga, um dos pioneiros a utilizar a tecnologia da Aminoagro. “O projeto de manga da companhia quer levar ao produtor nossa expertise no trabalho com a cultura e mostrar que é possível – com suporte técnico, manejo adequado da nutrição e fisiologia da planta e investimentos – tirar o máximo potencial produtivo da fruta com rentabilidade”, afirma Cruz.

Serviço:

V Encontro Regional de Tecnologia na Cultura da Manga

Data: 29 de junho

Local: Ogata Citrus Taquaritinga

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024