​Ampa empossa nova diretoria, lança livro sobre história do algodão em Mato Grosso e anuncia vencedores do Prêmio Semeando o Bem

A cerimônia de posse da nova diretoria acontecerá em Cuiabá (MT)

16.11.2016 | 21:59 (UTC -3)
Martha Baptista

O próximo dia 8 será muito especial para os produtores de algodão de Mato Grosso. Nessa data serão empossados os diretores da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) para o biênio 2017/18. Mas antes de transmitir o cargo ao produtor Alexandre Pedro Schenkel, o atual presidente Gustavo Viganó Piccoli anunciará os vencedores do Prêmio Semeando o Bem e fará o lançamento do livro "Algodão – Os Pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor".

A cerimônia de posse da nova diretoria acontecerá em Cuiabá, num evento restrito a convidados, que será iniciado com a entrega do prêmio Semeando o Bem. Promovida desde 2012, essa premiação acontece a cada dois anos e destaca iniciativas do bem de produtores associados à Ampa em diversas categorias, como Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer. Em 2016, 51 projetos foram inscritos em oito categorias e os projetos vencedores, assim como grupos e personalidades homenageados com o troféu Semeando o Bem, serão conhecidos na noite de 8 de dezembro.

Outro destaque do evento será o lançamento do livro "Algodão – Os Pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor" (Entrelinhas Editora), onde a jornalista Martha Baptista resgata a história da cotonicultura no estado, desde os tempos pré-coloniais, com ênfase na saga dos primeiros produtores a produzirem no sistema mecanizado no cerrado mato-grossense e os desafios que levaram à fundação da Ampa em setembro de 1997.

"Muita gente ainda se surpreende ao saber que Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país embora o estado ocupe essa posição há quase duas décadas. É esta história que que estamos contando neste livro que a Ampa tem o prazer de levar a público. Nosso intuito é fazer um registro da história de desbravadores que, fiéis ao espírito dos verdadeiros empreendedores, ousaram fazer algo novo no coração do Brasil", afirma o presidente Gustavo Piccoli no texto de apresentação.

Nova diretoria – Gaúcho de Tapera, Alexandre Schenkel tem 39 anos e está desde 1989 em Mato Grosso, onde hoje cultiva algodão, soja, milho e feijão. Ele irá liderar a Ampa no biênio 2017/18 junto com a diretoria integrada por Eraí Maggi Scheffer (vice-presidente), Paulo Sérgio Aguiar (1º secretário), Guilherme Mognon Scheffer (2º secretário), Sérgio Azevedo Introvini (1º tesoureiro), Cleto Webler (2º tesoureiro), Alexandre De Marco (presidente do Núcleo Regional Sul), Gustavo Pinheiro Berto (presidente do Núcleo Regional Centro), Romeu Froelich (presidente do Núcleo Regional Centro Leste), Orcival Gouveia Guimarães (presidente do Núcleo Regional Norte), José Milton Falavinha (presidente do Núcleo Regional Médio Norte) e João André Lopes Guerreiro (presidente do Núcleo Regional Noroeste).

O Conselho Fiscal da entidade no biênio 2017/18 será integrado por Alessandro de Souza Polato, Arilton Cesar Riedi e Evandro Dal Bem (como membros titulares), e por Valdir Roque Jacobowski, Rudolf Thomas Maria Aernoldts e André Guilherme Sucolotti (como suplentes).

Segundo Schenkel, a diretoria eleita irá focar nos "desafios técnicos, econômicos e políticos" da produção algodoeira em Mato Grosso. "Espero que todos - dos pequenos aos grandes produtores - estejam unidos conosco para alcançarmos nossos objetivos e assegurarmos o futuro da cotonicultura no estado líder em produção no Brasil", afirma.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024