Ampa faz doação de livro sobre a história do algodão a bibliotecas públicas de Mato Grosso

​A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) fará a doação de exemplares do livro "Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor"

12.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Martha Baptista

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) fará a doação de exemplares do livro "Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor" ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das secretarias de Estado de Educação, Esporte e Lazer, e de Cultura. A solenidade de doação acontecerá no Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, nesta terça-feira (12 de dezembro), às 9h.

Publicado pela Ampa, o livro – que é de autoria da jornalista Martha Baptista – conta a história do algodão em Mato Grosso desde os tempos pré-coloniais. Ricamente ilustrada, a obra editada pela Entrelinhas traz ao longo de 184 páginas imagens e depoimentos de produtores pioneiros no cultivo mecanizado do algodão, resgatando a história que levou à fundação da Ampa em 1997 e à liderança de Mato Grosso na produção brasileira da pluma.

Personagens como o ex-governador Dante de Oliveira e Cloves Vettorato, protagonistas do episódio de criação do Programa de Apoio ao Algodão de Mato Grosso (Proalmat), ganham vida nas páginas do livro, ao lado de produtores pioneiros como o empresário Olacyr de Moraes.  Outras passagens relevantes como a reforma do Palácio da Instrução, no Centro de Cuiabá, também são relatadas pelo livro, já que as obras foram totalmente custeadas pelos associados da Ampa.

"Entendemos que a história do algodão em Mato Grosso é muito rica e é parte da história do desenvolvimento deste estado, que tem forte tradição agropecuária. Por isso, decidimos estender o acesso ao livro "Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor" a estudantes da rede estadual de ensino e também aos usuários do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas", afirma Alexandre Schenkel, presidente da Ampa no biênio 2017/18.

Serviço

O que: Solenidade de doação de exemplares do livro "Algodão – Os pioneiros que transformaram Mato Grosso em um grande produtor" às bibliotecas que integram a rede de ensino da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, e ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura. Quando: Dia 12 de dezembro, às 9h

Onde: Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024