Anac aprova o primeiro piloto de helicóptero agrícola do Brasil

Helicópteros representam quase 15% das aeronaves agrícolas nos EUA, mas esse número deverá aumentar devido a grande procura por aplicações de maior precisão

11.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Dora Teruel

As vantagens do uso do helicóptero para otimizar o trabalho no campo de forma ecologicamente correta já são exploradas há décadas por países de primeiro mundo, enquanto no Brasil essa tecnologia vem sendo deixada de lado, priorizando o uso exclusivo do avião na aviação agrícola. Mas o primeiro passo para uma mudança foi dado agora no início de dezembro com a aprovação do piloto agrícola de helicóptero da Climb Aircraft Division, Maicon Santos de Sousa, o único do país com esta especialidade.

A aviação agrícola é uma solução cada vez mais eficaz para o campo, pois a aplicação área de pesticidas, por exemplo, é mais segura, rápida e econômica, além de ser menos invasiva para o meio ambiente. O trabalho que um equipamento terrestre faz em um dia pode ser executado por um helicóptero ou um avião em apenas uma hora. Isto significa economia de combustível e menos poluição, além de manter o equipamento fora do cultivo não causando compactação do solo o que resultaria em perdas na produção.

Helicópteros representam quase 15% das aeronaves agrícolas nos EUA, mas esse número deverá aumentar devido a grande procura por aplicações de maior precisão. Com um alto índice de custo benefício, uma das grandes vantagens frente os concorrentes aéreos e terrestres é o maior aproveitamento do tempo efetivo de pulverização. O helicóptero permanece mais que 60% do tempo total aplicando durante os trabalhos, enquanto o avião agrícola permanece 35% e os maios terrestres menos de 30%.

Além de causar menos contaminação ambiental nas aplicações por voar baixo (deriva reduzida), contar com uma aerodinâmica favorável (efeito downwash - as gotas quando saem do das pontas de pulverização são empurradas para baixo) e ter habilidade para pousar, carregar e se manter apenas nos limites do campo (não necessita pista de pouso), o helicóptero tem uma série de outras vantagens em virtude da versatilidade característica da máquina.

Ainda não há helicópteros desenvolvidos especificamente para a agricultura, sendo necessário o uso de um sistema de pulverização que leva cerca de 15 minutos para ser instalado, ou seja, a aeronave tem mais valor agregado, pois quando não está sendo utilizada nas aplicações aéreas podem desempenhar outras atividades. Além da facilidade de operação em terrenos acidentados e vales, ha ainda a possibilidade do helicóptero ser usado em áreas de reflorestamento (na recuperação de áreas degradadas pela erosão), monitoramento de pragas, manejo de rebanho, além de transporte de troncos.

Informações Climb Aircraft Division

A Climb – Centro de Manutenção de Helicópteros propõe-se a efetuar serviços de manutenção em helicópteros para o mercado de aviação civil brasileiro com segurança e qualidade. A empresa opera em perfeita consonância com a legislação aeronáutica, seguindo as orientações emanadas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nossa autorização para exercer as atividades de centro de manutenção de helicópteros está homologada sob o número 1504-41/ANAC.

Nossa estrutura com mais de 70.000m² possui centro de treinamentos, wi-fi, sala de descanso, biblioteca e todo o apoio necessário para o seu voo. Contamos também com um alojamento próximo a Climb para acolher nossos clientes caso tenham interesse em se instalar pela cidade, enquanto os serviços são executados em sua aeronave.

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