NOTÍCIAS

ANDAV chega aos 25 anos

  • 08/10/2015 |
  • Renata Barbieri
A ANDAV comemora no dia 18 de outubro, 25 anos representando em todo o país o canal de distribuição de produtos agrícolas e veterinários. A data também é lembrada pelo dia do Dia do Distribuidor, instituído por meio da Lei n° 12.5000, de outubro de 2011. Dentre as inúmeras conquistas da ANDAV, nos últimos anos a crescente necessidade de capacitação e qualificação dos distribuidores agropecuários se tornaram essenciais para o crescimento do setor. “O conhecimento do gestor de negócios é chave para o impacto positivo da equipe de vendas. São esses profissionais que levam novidades, orientações sobre segurança e boas práticas no campo”, analisa Henrique Mazotini, presidente Executivo da ANDAV.

Para Humberto Nagata, gerente de marketing da ANDAV, a missão da ANDAV em prover a melhora do negócio agrícola uniu ainda mais as lideranças com suas equipes de vendas e de atendimento. Nos mais variados formatos de encontros vivenciados pela ANDAV, é notório o partilhamento de ideias, rotinas e dificuldades: “O negócio distribuição depende de uma comunicação muito clara com o produtor rural, ou seja, para levar ao campo serviços de alto padrão e qualidade, o distribuidor não pode ter duvidas sobre legislação, aplicabilidade e eficiência dos produtos comercializados”, pontua.

Um desses projetos de maior destaque é o AgroAção, que oferece cursos técnicos e workshops específicos para o mercado no qual os associados ANDAV estão inseridos. Em 2015, a novidade é o AgroAção online. “Nos treinamentos temos acesso às informações práticas, como documentação legal e relacionamento com o cliente, de qualquer parte do País, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além dos temas que serão divididos em módulos, é possível tirar dúvidas e enviar sugestões por meio do chat e da abertura de chamado”, explica Sandra Mantelatto, responsável pela Educação Corporativa ANDAV.

Os temas do AgroAção online são divididos em três módulos, o associado deve preencher um formulário apresentando o seu diagnóstico para que a ANDAV oriente-o de forma a buscar os melhores resultados para o associado. Ao final dos cursos, os participantes recebem um certificado de conclusão.

Em geral, tanto a plataforma online quanto os treinamentos presenciais do AgroAção levam conhecimentos técnicos e práticos aos distribuidores e seus colaboradores, com temas sobre Transporte, Transbordo e Armazenamento de Produtos Perigosos, Legislação de Transporte de Produtos Perigosos, Legislação aplicada ao comércio de Insumos Agropecuários e Logística de Produtos Fitossanitários e Análise de crédito entre outros.

Já as especializações, que tem um perfil de atender as necessidades gerenciais, são oferecidas pela UniANDAV, universidade corporativa da Associação, que nasceu em 2011 com o objetivo de oferecer aos associados qualificação na modalidade de especialização e extensão universitária. A UniANDAV segue as demandas e orientações dos próprios associados para estabelecimento dos cursos.
“Com os projetos do AgroAção e da UniANDAV, a Associação reafirma sua missão de transmitir informação e qualidade e monitorar o sistema de distribuição de insumos agropecuários em território brasileiro”, explica Humberto Nagata.

Sobre a ANDAV

A ANDAV – Associação de Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, conta atualmente com mais de 1400 associados e foi criada em 18 de outubro de 1990 com a finalidade de potencializar a força dos distribuidores perante o mercado do agronegócio, com a profissionalização, estruturação e coesão do setor. Para tanto, a Associação intervém com a transmissão de informações técnicas de qualidade, respaldo jurídico, técnico, treinamento, produtos, suporte e outras ferramentas essenciais ao distribuidor moderno. Assim, a ANDAV fortalece a representatividade do setor no mercado brasileiro atual. ver mais notícias