Andef promove curso de formação de monitores de pragas para estudantes da Bahia

As aulas aconteceram entre os dias 23 e 27 de janeiro na Fazenda Modelo, em Barreiras, região Oeste da Bahia

13.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Andef

Em parceria com entidades que desenvolvem trabalhos no setor agropecuário, a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) promoveu um curso de qualificação para estudantes do nível técnico sobre monitoramento de pragas. As aulas aconteceram entre os dias 23 e 27 de janeiro na Fazenda Modelo, em Barreiras, região Oeste da Bahia.

Cerca de 20 estudantes participaram da capacitação e tiveram a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho. "A região precisa de profissionais preparados para fazer o monitoramento de pragas. O monitoramento é vital para o controle adequado e redução de custos no tratamento fitossanitário", comenta Fabio Kagi, gerente adjunto de Inovação e Sustentabilidade da Andef.

Durante os cinco dias de curso, os alunos aprenderam sobre o ciclo de vida e o comportamento dos insetos, bem como coleta e identificação de pragas que acometem os grãos e fibras da região. Todas essas atividades foram divididas em temas teóricos e trabalhos em campo, conhecendo o ambiente controlado da Fazenda Modelo.

Para o pesquisador da Oxya Agro e Biociências, Giliardi Alves, o curso foi de extrema importância para os alunos da região, tendo em vista que muitos não tinham conhecimento sobre o assunto. “Foi notável a evolução dos alunos que participaram do curso. Muitos deles não tinham o conhecimento básico de diferenciação de tipos de organismos benéficos e prejudiciais à lavoura, mas com o decorrer do curso, adquiriram a capacidade de classificar e relatar de maneira correta. A forma prática como o curso foi aplicado possibilitou uma maior fixação do conteúdo. Os alunos puderam vivenciar a maioria do que foi mostrado em sala, através de atividades que demonstravam realmente o que seria encontrado no campo.”

De acordo com Fabio Kagi, o modelo aplicado aos estudantes de Barreiras deve ser referência para outras regiões do Brasil. "Este é um curso que pode ser modelo para as demais regiões do país. De alguma forma, todas as regiões agrícolas do Brasil têm carência de profissionais capacitados para realizar o monitoramento de pragas. Estes profissionais precisam, além de conhecimento, de ferramentas adequadas para realizar seu trabalho. A Andef está trabalhando na elaboração destas ferramentas e refinando o conteúdo do curso, para em um futuro próximo, poder atender as necessidades de todo o país. "

O Curso de capacitação em monitoramento de pragas foi realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) em parceria com o Instituto Aiba, a Andef e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras.

“Esse tipo de trabalho assegura uma maior precisão no manejo fitossanitário no campo. Melhores profissionais garantem um trabalho de qualidade e uma produção satisfatória”, finaliza Giliardi Alves.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024