NOTÍCIAS

Governo de Goiás suspense tributação sobre exportação do agro

Foto: Grupo Cultivar

Após grande mobilização por parte do setor produtivo e representantes da agropecuária goiana, o governo estadual suspendeu a nova tributação da soja e do milho em Goiás. Em reunião à portas fechadas, o governador Marconi Perillo recebeu os presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás), Bartolomeu Braz, e decidiu suspender o decreto nº 8.548.

José Mário já havia deixado claro que repudia qualquer aumento ou determinação de novos tributos, A alteração, divulgada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), determina que o ICMS seja cobrado sempre que o produto agrícola, destinado à industrialização, não passar pelo processo industrial antes de deixar o estado. Diante da notícia, Schreiner faz questão de ratificar: “as pessoas importam produtos, não impostos".

da soja, alterar as condições de mercado atuais pode inviabilizar a absorção futura destas ampliações da produção, fato que pode ocorrer com esta medida, prejudicando não somente o produtor rural, mas, toda a economia do estado. Atualmente, 70% da soja produzida no estado é processada aqui, agregando valor no produto virando farelo, óleo, ou ração animal. Isso coloca Goiás à frente de outros estados.

ver mais notícias