​Aprosem e LAB LEM realizam curso inédito para analistas de sementes

Sob coordenação da Dra. Fátima Zorato, o curso abordou conceitos e práticas de como identificar atributos indesejáveis nas sementes

15.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Roberta Rufatto

Durante os dias 12 a 14 de dezembro, a Aprosem e o Laboratório de Sementes LAB LEM formaram a primeira turma da região do Matopiba de Analistas sobre Técnicas Laboratoriais para Semente de Soja. Sob coordenação da Dra. Fátima Zorato, a qual atua na área há mais de 35 anos, o curso abordou conceitos e práticas de como identificar atributos indesejáveis nas sementes.

As sementes certificadas passam por diversos processos antes de chegar ao campo do agricultor. Em cada etapa são realizadas análises a fim de acompanhar o grau de qualidade e o vigor destas. E estas avaliações são realizadas por profissionais capacitados em técnicas laboratoriais, por isso a necessidade de qualificar o time que atua no segmento.

Dra. Fátima destaca que o treinamento propicia que o analista desenvolva segurança em suas avaliações, uma vez que os boletins emitidos são os elementos básicos para tomadas de decisões em cada lote de semente.

Continuando a agenda de qualificação profissional do setor de sementes, em fevereiro, a Aprosem promoverá o Seed Solution. Será um encontro técnico com discussões sobre problemas e soluções para produzir sementes de soja com alta qualidade, com a Dra. Fátima Zorato e o Dr. Francisco Villela da UFPEL.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024