NOTÍCIAS

Aprosoja começa amanhã etapa prática de Simpósio Agroestratégico

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) começa amanhã (24) a etapa prática do II Simpósio Agroestratégico. O evento vai até quinta-feira (26/11) e nele os participantes vão conferir in loco como fazer o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). O treinamento, no formato de “dia de campo”, ocorrerá nos 22 núcleos da associação, com a coordenação de técnicos e pesquisadores parceiros.

Cada pesquisador terá a função de orientar os participantes sobre como deve ser realizado o MIP e/ou MID. “Não faremos palestras, e sim orientação prática. Serão entregues kits de suporte para a realização de cada procedimento”, explica Franciele Dal'Maso, analista de projetos da Aprosoja.

Na Região Norte, a orientação técnica ficará a cargo de Rafael Pitta, da Embrapa Agrossilvipastoril. Na Região Oeste, será André Mateus Prando, da Embrapa Soja. Lúcia Vivan, da Fundação Mato Grosso, será a facilitadora na Região Sul, e Edson Hirose, da Embrapa Soja, coordenará os trabalhos na Região Leste.

A etapa prática é direcionada a produtores e a pesquisadores. “Nosso objetivo é aproximar e orientar ainda mais a entidade de seus associados, aproveitando para fomentar as boas práticas agrícolas, como o monitoramento nas propriedades mato-grossenses”, pontua o Diretor Técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

“Também não podemos deixar de lembrar que com a ocorrência de recentes ameaças fitossanitárias, como a Helicoverpa armigera, por exemplo, e de outras pragas que antes não causavam problemas e atualmente preocupam, vemos a necessidade e eficácia do Manejo Integrado de Pragas e a sua ampliação”, reforça o diretor.

O evento

O Simpósio Agroestratégico é uma iniciativa da Aprosoja lançada neste ano. O objetivo é repensar a prática agrícola adotada nas propriedades de soja e milho de Mato Grosso, o que requer uma análise para além das culturas, incluindo algodão, reflorestamento e atividade pecuária.

O primeiro evento ocorreu no lançamento do Circuito Aprosoja deste ano, em 9 de julho. Na sequência, foi realizado o II Simpósio, de 21 de setembro a 2 de outubro, nos municípios de Sorriso, Campo Novo do Parecis, Canarana e Rondonópolis. Os locais receberam palestras sobre Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Doenças (MID). Até agora, as edições do simpósio abrangeram cerca de 600 pessoas.

Para 2016, o objetivo é realizar novas edições. “Com as demandas e necessidades dos produtores rurais, serão definidas prioridades de temas a discutir, com destaque sempre para o manejo do sistema produtivo”, antecipa Franciele.

Mais informações, clique aqui.

ver mais notícias