Aprosoja/MS recebe R$ 3 milhões do Governo do Estado para desenvolvimento de projetos

​A Aprosoja/MS assinou, nesta quarta-feira (11), quatro convênios com o Governo do Estado, através da Sepaf para receber recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja

12.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) assinou, nesta quarta-feira (11), quatro convênios com o Governo do Estado, através da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), para receber recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems).

Com isso, são destinados pouco mais de R$ 3 milhões em recursos para que a associação realize projetos que desenvolvem uma agricultura competitiva, sustentável e integradora no Estado.

Os repasses representam parte dos resultados de operações do milho e da soja em todo Mato Grosso do Sul que vão para o Fundems e, por isso, são valores gerados pelo próprio produtor rural que retornam a ele por meio dos projetos da Aprosoja/MS.

Desenvolvimento ao Estado

Para o presidente da entidade, Christiano Bortolotto, os convênios representam investimentos muito importantes para o avanço da agricultura em Mato Grosso do Sul. "Através desses projetos podemos levar informação e conhecimento ao produtor. É o conhecimento que vai aumentar a competitividade do produtor rural, melhorar indicadores sociais e ambientais e trazer desenvolvimento para o Estado", afirma.

Um dos projetos é o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta que monitora lavouras desde 2009 com o objetivo de colher dados e elaborar estatísticas sobre plantio, produção e produtividade das culturas de soja e milho em Mato Grosso do Sul. Esse trabalho é realizado em campo por técnicos da Aprosoja/MS.

Ainda foram destinados recursos para o projeto Soja Plus, que leva orientações e capacitação ao produtor rural por meio de visitas técnicas. As visitas permitem que sejam diagnosticados desafios e oportunidades no campo, além do monitoramento de indicadores de desenvolvimento com foco na gestão da propriedade.

Conhecimento e informação

Também com o objetivo de capacitar e munir o produtor rural de conhecimento, o Circuito Aprosoja também é alvo de parte dos repasses realizados pelo Fundems. O projeto auxilia no planejamento da próxima safra por meio de circuito de eventos, com palestras e workshops, nas principais cidades produtoras do Estado.

"Sem informação não há avanço, por isso, oferecer circuito de palestras, acompanhar a realidade do campo, realizar levantamento de dados são ações fundamentais e prioritárias para a Aprosoja/MS, para o aprimoramento ds atividades agrícolas", completa Bortolotto.

Também foram destinados recursos para projeto de acompanhamento parlamentar. Por meio dessa iniciativa, a associação dos produtores acompanha todas proposições e tramitações de projetos de lei na Câmara dos Deputados com a finalidade de garantir e preservar o desenvolvimento sustentável da agricultura.

Ou seja, a associação realiza acompanhamento de todos os projetos que tramitam na Casa de Leis, os analisa tecnicamente e, ainda, recomenda possíveis adequações a essas proposições para assegurar o bom andamento das ações voltadas à agricultura e ao agronegócio no Estado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024