NOTÍCIAS

Aprosoja participa de Show Safra e destaca importância de discutir economia

  • 30/03/2016 |
  • Ascom Aprosoja

Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, participou nesta terça (29) da abertura da Show Safra, feira agropecuária no município de Lucas do Rio Verde. O evento, considerado um dos maiores da região Norte do Estado, está em sua 15ª edição e, segundo os organizadores, teve um crescimento de 30% no número de expositores se comparado a 2015.

Para Dalcin, a participação dos produtores rurais em feiras deste porte é cada vez mais necessária no cenário político e econômico que o País passa.

"A feira mostra toda a alta tecnologia implementada pelos produtores e trazidas pelos principais pesquisadores do país em suas palestras. A gente vive hoje no Brasil um momento político e econômico muito complicado, inclusive para se planejar uma safra, onde os custos de produção estão sendo nosso limitante de crescimento. Então, vejo como fundamental o produtor se atualizar", afirma.

Entre as palestras do Show Safra, estão na programação "A Economia e o Agronegócio: Perspectivas e Desafios", do ex-ministro Roberto Rodrigues; "Perspectivas da Economia e dos Mercados Agrícolas em 2016", do engenheiro Alexandre Mendonça de Barros e "Ética nas Relações e as Práticas Mercadológicas", de Clovis de Barros Filho.

Além da visão econômica, Dalcin aponta que eventos como este também servem para indicar caminhos para uma agricultura cada vez mais sustentável.

"Nós precisamos realmente que essas feiras se tornem uma vitrine, e a Show Safra já tem mostrado isso, para que o produtor aprenda a sobreviver em um momento tão complicado que estamos passando, com custos em elevação, quando tem que fazer uma 'ginástica' para poder produzir com sustentabilidade e mantendo uma lucratividade", finaliza.

ver mais notícias