NOTÍCIAS

Aprosoja realiza Rodada Técnica para verificar situação das lavouras

  • 26/01/2016 |
  • Aprosoja

Uma equipe da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) começou na segunda-feira (25) e percorre até o próximo sábado (30) lavouras de soja das regiões Oeste, Médio-Norte e Norte de Mato Grosso. O objetivo da chamada Rodada Técnica é verificar, in loco, a situação da lavoura nesta safra, doenças, pragas e a logística durante a colheita.

Fazem parte do grupo o diretor técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas, a analista de Defesa Agrícola, Franciele Dal'Maso, e Valtemir Carlin, pesquisador da Agrodinâmica. As Rodadas já fazem parte da programação anual da Aprosoja, tanto durante o plantio como a colheita, e são uma forma de elaborar relatórios e entender melhor a dinâmica do campo e, também, auxiliar em ações da entidade a partir delas.

“O objetivo da parceria com o pesquisador é para avaliarmos detalhadamente as pragas e doenças, assim como o comportamento da safra, a evolução da colheita e também o início do plantio do milho”, explica Ribas.

No roteiro estão previstos os seguintes municípios: Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá, Tapurah, Ipiranga do Norte, Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Cláudia, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Em Nova Mutum, o grupo ainda participa do Dia de Campo da Fundação Mato Grosso no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), na sexta-feira (29) e no sábado (30). A Aprosoja é parceira do evento. Entre os temas, o Dia de Campo abordará sistemas de rotação de culturas e seus efeitos na produtividade da soja e do milho; agricultura de precisão; manejo de doenças e ferramentas no manejo de nematoides.

ver mais notícias