Ar polar derruba temperatura e pode comprometer produção de soja no RS

Chuva acima da média já havia prejudicado a cultura em Rio Grande (RS)

02.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

As chuvas do mês de abril afetaram diretamente a produção de soja no Rio Grande do Sul, principalmente nas regiões sul e oeste do estado. A alta pluviosidade foi causada pelo fenômeno climático El Niño que, mesmo perdendo força, ainda influencia as chuvas no Sul do país.

As precipitações constantes deixaram cinco cidades em estado de emergência. Segundo César Soares, meteorologista da Climatempo, até o dia 27 o volume de chuvas acumulado era 188,4mm na região de Rio Grande.

Embora tenha causado prejuízos em outras culturas, os maiores danos foram nas plantações de soja, preocupando produtores. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER / RS, ainda não possui um levantamento de quanto foi a perda na safra atual, já que mesma ainda não foi colhida.

De acordo com Alencar Paulo Rogério, Engenheiro Agrônomo da instituição, as precipitações afetam a produção em fases importantes. “A partir do momento em que a planta está em fase de maturação, há perdas pelo excesso de umidade, que causa apodrecimento dos grãos”, afirma.

O especialista também conta que a atividade agrícola sempre corre o risco de intervenções climáticas, e é preciso uma preparação. “Quando o produtor vai implantar as culturas, ele precisa saber dos riscos. Ninguém esperava que ocorressem chuvas nessas proporções. Nem sempre é o volume acumulado, mas a insistência”, afirma.

Felizmente, o enfraquecimento do El Niño e a chegada de uma estação mais seca deve mudar esse cenário, garantindo volumes abaixo da média nos meses de maio de junho. “Uma característica comum do outono é a redução da chuva, em grande parte do país”, conta o meteorologista César Soares.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024