Arroz é fonte de energia para as indústrias do setor

Com tanto benefícios já conhecidos, o arroz vem sendo usado para gerar um novo tipo de energia: a elétrica

19.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Marilia Dovigues

Desde sempre o arroz foi o principal alimento de várias culturas antigas, afinal, suas referências são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos. Não diferente, hoje em dia é o alimento mais consumido no país. A região Sul, principalmente o Rio Grande do Sul, destaca-se pela produção de arroz, onde além de principal produtor, o estado também é o maior processador do produto no país. Hoje, 60% da produção nacional vem de lá.

Com tanto benefícios já conhecidos, o arroz vem sendo usado para gerar um novo tipo de energia: a elétrica. Em busca por energias verdes, indústrias sustentáveis e amigas do meio ambiente, a casca de arroz vem ganhando um novo uso. Antes estocada nos pátios e sem nenhuma serventia, a biomassa vem sendo queimada nas caldeiras e gerando energia para movimentar as indústrias da região.

Para a TGM isso não é novidade. Com um know-how em turbinas (com mais de 1100 instaladas, onde 250 delas operam entre 0,5 até 10 MW), redutores e serviços para geração de energia elétrica a partir de biomassa, há 20 anos a empresa fornece soluções para o setor orizícola. Para o gerente comercial da TGM Marcelo Severi, as indústrias estão conhecendo mais as vantagens dos produtos. “Apesar de trabalharmos com isso a mais de 25 anos, nem sempre as indústrias aplicam esta tecnologia em sua produção, o que pode ser uma nova fonte de renda”, conta ele.

“Antes, o que era um resíduo e gerava um passivo ambiental, hoje traz energia para a própria indústria, o que diminui seus custos e também serve como uma fonte de renda extra ao exportar o excedente para a concessionária de energia. As vantagens são inúmeras, tornando o produto final mais competitivo e equiparando as indústrias a nível internacional no quesito eficiência energética”, afirma Severi.

Acreditando na potencialidade do país e, principalmente do setor, a TGM tem investindo no mercado. Uma prova disso é a participação na Expoarroz 2017: uma importante feira do segmento. “Investir em melhorar os processos indústrias, é investir no Brasil e na melhora da qualidade de vida para todos. Mais empregos, qualidade internacional e uma melhor competitividade dos nossos clientes são características que acreditamos ao fabricar cada produto”, fala o gerente.

A Expoarroz 2017 acontece de 9 a 11 de maio, em Pelotas- RS. A TGM estará no estande 36.

Serviço:

Expoarroz 2017

Estande 36

Local: Centro de Eventos de Pelotas – Av. Pinheiro Machado, 3390/BR , 116 – Dist. Industrial | Pelotas – RS.

Horário: 14h ás 21h

Entrada Gratuita (http://www.expoarroz.com.br/pt/participe/cadastro/)

Serviço:

Expoarroz 2017

Estande 36

Local: Centro de Eventos de Pelotas – Av. Pinheiro Machado, 3390/BR , 116 – Dist. Industrial | Pelotas – RS.

Horário: 14h ás 21h

Entrada Gratuita (http://www.expoarroz.com.br/pt/participe/cadastro/)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024