NOTÍCIAS

Artigo - A revisão da sua máquina está em dia?

  • 19/10/2015 |
  • Rodrigo Tomba
A revisão dos tratores é um tema bastante importante de ser discutido, afinal, manter a máquina sempre com a revisão em dia evita o desgaste prematuro dos componentes, aumenta a vida útil do equipamento, trazendo maior rentabilidade, reduzindo despesas com manutenção e, principalmente, minimizando o risco da máquina quebrar durante períodos importantes do manejo da cultura em que ela é utilizada, evitando prejuízos.

É fundamental que, ao adquirir uma máquina agrícola, se leia o manual do usuário para ficar ‘a par’ das principais informações a respeito do equipamento que será utilizado. Pode variar, mas em casos com tratores de 4 rodas, as revisões são geralmente realizadas com 50h, 350h, 650h e 1250h. Atualmente a exigência em relação à durabilidade das máquinas é maior e as fábricas têm trabalhado neste sentido.

A Agritech, fabricante dos tratores Yanmar Agritech, desde o momento da entrega técnica do trator oferece aos seus clientes dicas de revisões diárias, muito importantes para a longevidade da máquina e que estão contidas no manual de instruções que acompanha o produto. Essas dicas, tais como: Inspeção do nível do líquido de arrefecimento do motor, nível de óleo lubrificante do motor, drenagem do decantador do óleo combustível, verificação do nível de óleo da transmissão e eixo dianteiro, verificação do indicador de restrição do filtro de ar, verificação da calibragem dos pneus, segurança na operação com o trator, uso de EPIs entre outras, quando negligenciadas pelo proprietário da máquina, geram um desgaste prematuro dos principais componentes do trator.

Vale salientar que, se vencer o prazo estipulado para a revisão de fábrica das máquinas, as peças e produtos perdem a garantia caso seja preciso realizar algum ressarcimento durante as revisões gratuitas.

Ainda são muito comuns os proprietários de tratores terem certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, muitas vezes, inclusive, acreditando que não há problema em trabalhar com sua máquina tendo seus lubrificantes e componentes vencidos. Isso não é verdade e a Agritech tem como política posicionar seus clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Gostamos de frisar que isso diminui as despesas com revisões e aperfeiçoa a utilização da máquina.

Um importante parceiro nesta luta pela manutenção das máquinas são as concessionárias e revendas. Elas possuem um cadastro de horas de serviços de cada trator vendido em sua região. Quando a hora trabalhada pelo trator está próxima da hora da revisão estipulada, o técnico da revenda entra em contato para agendar a revisão. Esta atuação reflete no cumprimento do prazo, pois, no ato do recebimento da máquina, o cliente fica ciente de que se o prazo para as revisões periódicas não for respeitado, poderá ter problemas e perda da garantia. ver mais notícias