​Basf alerta para a incidência da mancha-de-phoma durante a florada do café

A doença pode comprometer a produtividade e a qualidade do cultivo

24.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Maria Braga

A florada do café é uma das principais etapas da cultura e merece atenção dos produtores rurais. Fazer o manejo adequado nesse período pode assegurar o aumento da produtividade e da qualidade do café, bem como reduzir o risco de doenças.

É na florada que o cafezal fica mais exposto à incidência da mancha-de-phoma. Causada pelo fungo Phoma costaricensis, a doença pode inibir a florada e atacar as rosetas, inviabilizando as gemas e a formação de flores e frutos. A chuva, o vento e as mudanças bruscas de temperatura são condições que favorecem o aparecimento do fungo.

“Ataques prematuros nas gemas podem ocasionar a perda completa da floração. Por isso, devemos iniciar o manejo tão logo tenhamos condições favoráveis ao início do desenvolvimento da mancha-de-phoma. Um bom controle e uma boa resposta de tratamento são imprescindíveis para se obter melhores níveis de produtividade”, alerta Carulina Oliveira, gerente de Marketing de Café da Basf.

A BASF, atenta em auxiliar o cafeicultor com as melhores práticas de manejo para aumentar a rentabilidade da sua produção, oferece o fungicida Cantus para a cultura do café. A solução pertence ao grupo das Carboxamidas e inibe o crescimento do fungo causador da doença. O produto aplicado de forma preventiva reduz o índice de infecção da mancha-de-phoma e resulta em maior produtividade, garantindo uma boa florada.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024