BASF alerta para perda de produtividade no canavial causada pela ferrugem alaranjada

Fungicida Opera com efeito AgCelence possibilita o controle da doença, associado ao aumento da produtividade

15.12.2016 | 21:59 (UTC -3)
Manoela Machado

Levantamento feito pelo Instituto Agronômico (IAC) em uma área de 6,11 milhões dos 9,5 milhões de hectares de cana do Centro-Sul do Brasil apontou que a falta de investimento na renovação do canavial elevou a idade média das plantações para 3,6 anos. O estudo, realizado em 217 usinas e destilarias, que representam aproximadamente 66% da região Centro-Sul, também mostrou que a área que contempla os plantios novos com cana-de-açúcar alcançou, até meados de dezembro, 10,6% do total cultivado em 2016, podendo chegar a 12% até o fechamento do ano safra em março de 2017.

Aumentar a produtividade dos canaviais passa pela renovação da lavoura, utilizando variedades com boas características agronômicas, mudas sadias e tratos culturais. Outro manejo importante é o controle químico de forma preventiva. Nesse contexto, a ferrugem alaranjada é uma das doenças que mais impacta na produtividade. Se não for corretamente controlada, ela pode causar perdas de até 50% em toneladas de cana por hectare e de até 20% no teor de açúcar da planta.

A BASF oferece o fungicida Opera que tem como objetivo o controle da ferrugem alaranjada e de outras importantes doenças. A solução também promove efeitos fisiológicos positivos que incrementam o rendimento do cultivo, como aumento do teor de açúcar e maior vigor nas plantas. Esses ganhos de produtividade e qualidade do canavial se devem ao efeito AgCelence, tecnologia da BASF relacionada aos resultados do efeito fisiológico positivo que a molécula F500 promove nas plantas.

“Produto com tecnologia AgCelence vem para auxiliar na retomada do aumento da produtividade e consequentemente na redução de custos, dois dos maiores desafios do setor sucroenergético“, ressaltaCristiano Peraceli, gerente de Marketing de Cana da BASF.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024