Basf lança inseticida para cultura da maçã durante o Enfrute

Nomolt 150 possui registro para o controle da Mariposa-oriental na maçã

24.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A produção de maçã para a safra 2017/2018 está estimada em 1,2 milhão de toneladas, 17,6% a mais que a última safra, segundo dados do IBGE. Atualmente, os pomares estão no período de dormência, momento decisivo que antecede os preparativos para uma boa floração. Além de precisarem de muitas horas de temperaturas abaixo de 7 graus, as macieiras também devem passar por um monitoramento, visando o manejo preventivo de pragas e doenças para assegurar uma produtividade satisfatória.

Um dos fatores que mais interferem no desenvolvimento do cultivo é a incidência da Grapholita molesta, a Mariposa-oriental, uma praga muito comum no sul do Brasil, maior região produtora de maçãs do país. Os prejuízos são causados pelas lagartas, que atacam os tecidos do cultivo, provocando seu ressecamento e perdas significativas na produção, principalmente em cultivares tardias.

Atendendo à necessidade do agricultor de novas soluções que o ajudem a proteger sua lavoura, a Basf lança o inseticida Nomolt 150 para o controle da Mariposa-oriental na maçã. “A solução é uma ferramenta importante para o controle e manejo de resistência e deve ser aplicada no início da infestação da praga", diz Rodrigo Pifano, gerente de Marketing de Hortifrúti da Basf.

A nova solução será lançada durante o 15º Enfrute, que ocorre entre os dias 25 e 27 de julho, em Fraiburgo (SC), e tem o objetivo de apresentar novas tecnologias de produção para a fruticultura. Na ocasião, a empresa também apresentará seu portfólio completo para o cultivo da maçã e outros hortifrútis.

Outro destaque da Basf no evento será o Orkestra. O fungicida tem amplo espectro de ação e alto desempenho no controle de importantes doenças fúngicas da maçã, como mancha foliar da gala, podridão amarga e sarna. A empresa também oferece o fungicida Forum. A solução é recomendada para o manejo do míldio da uva, doença que pode causar perdas de produção de até 50% da área total da cultura. O Forum possui rápida penetração na planta, o que reduz o risco de lavagem pela chuva, além de ser recomendado para o manejo de resistência do fungo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024