BASF oferece aos produtores rurais consultoria para otimizar aplicação de defensivos agrícolas

A caravana Smart Spray Solution irá visitar até 170 propriedades

25.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Maria Braga

Um maquinário bem conservado e regulado pode contribuir com a redução de até 30% no custo operacional do produtor rural. Pensando nisso, a BASF, em parceria com o Instituto Dashen, leva para 12 regiões produtoras do país a caravana Smart Spray Solution. O serviço oferece suporte técnico especializado em gerenciamento de sistemas mecanizados de aplicação de defensivos agrícolas em lavouras que produzem cereais, como soja e milho.

“A tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas passa por alguns aspectos importantes. O primeiro é identificar o equipamento correto para os diferentes objetivos da aplicação. O segundo passo é verificar a configuração e a manutenção da máquina, como a calibração e distribuição. Já, a terceira etapa envolve a redução dos riscos ambientais. Por último, temos os custos operacionais como o consumo de água, combustível e qualidade da distribuição do produto”, afirma Marco Antônio Gandolfo, CEO do Instituto Dashen.

Segundo ele, a caravana tem sido muito efetiva porque o produtor consegue ter um panorama de como a correção em alguns processos podem contribuir na redução dos custos na lavoura.

A caravana Smart Spray Solution é dividida em duas etapas. Durante a primeira fase, que encerra no mês de outubro, profissionais especializados demonstram como a tecnologia de aplicação agrícola colabora para a rentabilidade da propriedade. É feita uma verificação do pulverizador na fazenda sob os aspectos de calibração e regulagem da parte elétrica e hidráulica. Após a avaliação, é gerado um relatório contendo o levantamento de custos, informações sobre o manejo indevido de pulverizadores e quais os processos que podem ser otimizados e corrigidos para evitar perdas.

Os técnicos da caravana visitarão até 170 propriedades. A Cooperativa Agroindustrial de Holambra, em Paranapanema (SP), foi um dos locais visitados nesta primeira fase. O treinamento aconteceu no início do mês de julho e contou com mais de 30 participantes, entre produtores, técnicos e consultores.

O produtor rural Petrus Daffara Veldt ressalta que após as dicas teóricas e práticas durante o treinamento na cooperativa será possível melhorar a qualidade da aplicação e consequentemente minimizar os custos e maximizar a produção agrícola.

Na segunda etapa da caravana Smart Spray Solution, programada para iniciar em novembro, os técnicos retornam às propriedades para refazer as análises e comparar os resultados obtidos durante a primeira visita. A consultoria tem validade de dois anos. Após esse período, o produtor poderá solicitar a continuidade do serviço.

“Esperamos que o serviço oferecido pela BASF possa auxiliar o agricultor na melhoria dos processos dentro da propriedade. É importante otimizar os recursos e trabalhar com pulverizações mais sustentáveis para garantir a eficácia do produto e a segurança humana e ambiental”, reforça Manoela Lima, gerente de Serviços da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF.

Regiões visitadas

São Paulo

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

PADEF

Bahia

Tocantins

Maranhão

Goiás

Mato Grosso

Rio Grande do Sul

Paraná

Santa Catarina

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024