​Basf reúne multiplicadores e obtentores para discutir benefícios e desafios na proteção de sementes

Durante evento, a empresa lançará o produto Granouro, inoculante biológico de longa vida para a cultura da soja

21.02.2017 | 20:59 (UTC -3)
Manoela Machado

A queda na produtividade de uma lavoura sem tratamento de sementes pode variar entre 10 e 40% e está diretamente relacionada às falhas no stand devido à incidência de pragas e doenças, época de plantio e condições climáticas. Nesse sentido, o tratamento industrial da semente de soja com fungicidas e inseticidas se torna uma prática essencial, pois assegura a proteção das sementes no solo e contribui para um bom estabelecimento das lavouras.

Pensando nisso, a BASF reúne os prinicipais multiplicadores e obtentores para divulgar trabalhos de pesquisa com foco em soluções e discutir as perspectivas do setor. Mais de 60 participantes devem comparecer ao evento Semear, que ocorre hoje na Estação Experimental da BASF, em Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo.

Na ocasião, A BASF lançará o produto Granouro, um inoculante biológico de longa vida para o uso em tratamento de sementes na cultura da soja. O produto é aplicado durante o processo de tratamento industrial das sementes e confere uma vida útil no armazenamento que pode chegar até 45 dias sem que haja prejuízo na inoculação das sementes.

“Na cultura da soja, o inoculante é um manejo importante para auxiliar na fixação de nitrogênio, um dos principais responsáveis pela boa produtividade das lavouras. O Granouro chega ao mercado para dar mais flexibilidade ao sementeiro, a vida útil do inoculante na armazenagem é maior”, destaca Fernando Arantes, gerente sênior de Biotecnologia e Tratamento de Sementes da BASF.

Arantes acrescenta, ainda, que o produtor terá maior otimização dos recursos no momento do plantio com a utilização do inoculante longa vida Granouro. É só abrir o saco de sementes, abastecer as plantadeiras e começar a semear.

Os principais multiplicadores e obtentores de sementes do Brasil também terão a oportunidade de conferir no campo os tratamentos na proteção das sementes feitos com as cultivares de soja mais relevantes na agricultura. Os benefícios AgCelence, tecnologia da BASF relacionada aos resultados do efeito fisiológico positivo que confere à planta maior qualidade e produtividade, e a contribuição do tratamento de sementes para o plantio da soja serão abordados durante o evento Semear.

“A área de Seed Solutions da BASF oferece soluções completas para empresas de sementes, multiplicadores e produtores. O serviço reúne proteção de sementes e plântulas, serviços customizados e tecnologias inovadoras”, afirma Arantes.

A programação também conta com palestras de Anderson Galvão, analista da Céleres Consultoria e Sergio Abud, pesquisador da Embrapa Cerrados. Eles irão abordar as perspectivas de mercado para o agronegócio e o manejo correto para lavouras com alto potencial produtivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024