NOTÍCIAS

BASF vence prêmio de embalagens com tecnologia voltada ao mercado agrícola

  • 23/09/2015 |
  • Bruna Mathias
A BASF, uma das maiores fabricantes de defensivos agrícola do País, foi a vencedora na categoria “Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral” do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), com o DAF - Dispositivo Antifalsificação. A ferramenta de segurança para embalagens de defensivos agrícolas, que valida a originalidade do produto proporcionando mais tranquilidade e segurança aos agricultores, conquistou ainda o Selo Embalagem Premiada ABRE.

A premiação reconheceu as embalagens que mais se destacaram por sua excelência em inovação, tecnologia, design, funcionalidade e qualidade. Em média, são inscritas 400 embalagens por módulo para o prêmio.

“Os defensivos são produtos de alto valor agregado e, infelizmente, alvo de falsificação por um mercado paralelo. Com a pirataria, torna-se impossível o controle ambiental ou de manuseio dos químicos, que podem gerar contaminação ambiental, perdas de produtividade e riscos à saúde quando utilizados nas lavouras”, afirma Marcos Paulo Carneiro, gerente do Laboratório de Embalagens e Artes da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina. “Um reconhecimento como este é a prova de que a BASF proporciona diferenciação aos seus produtos por meio da inovação e de que estamos no caminho certo para garantir mais segurança aos agricultores”, comemora o gerente.

Como funciona o DAF

O DAF apresenta um holograma bimetálico que utiliza alumínio e cobre em sua produção. Com ele é possível enxergar estrelas e espirais com efeitos 2D e 3D em cores que variam de acordo com o ângulo de visão. Além disso, a utilização de um laserpointer permite o aparecimento da palavra BASF de forma sombreada em uma superfície plana. Para utilizar a tecnologia basta encontrar o melhor ângulo de projeção, variando a direção do laser e do holograma para uma visualização mais efetiva. Quanto menor a luminosidade do ambiente e maior a intensidade do laserpointer, mais nítida será a projeção.

A tecnologia foi desenvolvida para o mercado brasileiro e é resultado de um esforço conjunto entre diversas áreas da Companhia e também de parceiros externos, além de figurar como a primeira do gênero no segmento de agroquímicos. “Nosso objetivo é proporcionar mais tranquilidade e segurança aos agricultores no momento da compra, por meio de um sistema simples e rápido de identificação, rastreabilidade e autenticidade dos produtos”, conclui Marcos Paulo Carneiro. ver mais notícias