Batata-doce e sensor de irrigação despertam interesse do público da AgroBrasília 2017

​A batata-doce Beauregard e o sensor Irrigas têm sido os destaques entre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Hortaliças na décima edição da AgroBrasília

18.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues

A batata-doce Beauregard e o sensor Irrigas têm sido os destaques entre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Hortaliças na décima edição da AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados, que começou na última terça-feira e vai até o próximo sábado, dia 20 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF.

“A polpa alaranjada e o elevado teor de betacaroteno são as características da batata-doce que mais despertam o interesse e a curiosidade de produtores e estudantes", sinaliza o técnico Ítalo Ludke. Em variedades de polpa branca, a concentração de betacaroteno é inferior a 10 miligramas por quilo de raiz. No caso da Beauregard, o teor pode chegar a 115 miligramas por quilo de raiz, por isso, ela é considerada uma batata-doce biofortificada.

Em tempos de racionamento de água no Distrito Federal e restrições para irrigação de cultivos agrícolas nas áreas rurais, o sensor Irrigas também têm sido muito procurado. “Em geral, os produtores querem entender o mecanismo de funcionamento do sensor que, na verdade, é bem simples", conta a agrônoma Caroline Reyes, ao explicar que a cápsula porosa do sensor, instalada na altura das raízes das plantas, demonstra se o solo ainda está úmido ou não. Com esse indicativo, os produtores evitam irrigações desnecessárias e, assim, economizam água.

Na vitrine tecnológica da Embrapa, ainda há outras tecnologias que podem interessar o produtor de hortaliças como a Estação de Trabalho para pós-colheita, composta por um carrinho para transporte, uma mesa para seleção e uma Unidade Móvel de Sombreamento (UMS). A proposta desses equipamentos é diminuir as perdas nas etapas de beneficiamento e também propiciar maior conforto e ergonomia para o agricultor.

Os visitantes poderão conhecer também mais de dez cultivares de hortaliças desenvolvidas para as condições de clima e solo do Cerrado brasileiro, entre elas: alho BRS Hozan, berinjela Ciça, cenoura BRS Planaltina, grão-de-bico BRS Aleppo, pimenta BRS Juruti, pimenta BRS Nandaia, tomate BRS Imigrante e tomate BRS Zamir.

A feira é organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa- DF), a coordenação pela Embrapa é feita pela Secretaria de Comunicação (Secom) e Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

Serviço

AgroBrasília 2017
Quando: até 20 de maio, de 8h30 às 18 horas
Onde: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG)


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024