Bayer anuncia bons resultados no primeiro trimestre de 2017

Companhia registrou forte início de ano. Faturamento do negócio agrícola aumentou 3,2%

28.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Patricia Mitsumoto/Bayer

O Grupo Bayer teve um início bem-sucedido em 2017 e gerou forte crescimento em faturamento e lucros no primeiro trimestre. “Na divisão Pharmaceuticals, mais uma vez nos beneficiamos do bom desempenho de nossos principais produtos de crescimento", disse o CEO Werner Baumann, ao apresentar o relatório intercalar para o primeiro trimestre na quinta-feira. As divisões Consumer Health, Crop Science e Saúde Animal também registraram aumentos de faturamento e de EBITDA antes de itens especiais. A Covestro registou crescimento substancial em faturamento e lucros. Impulsionada pelo desempenho da Covestro, a Bayer elevou a previsão para o Grupo para 2017.

O faturamento do Grupo Bayer aumentou 11,7%, fechando o primeiro trimestre em EUR 13,244 bilhões (1T 2016: EUR 11,854 bilhões). Após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio, as vendas aumentaram 9,4%. As vendas das empresas de Ciências da Vida fecharam o trimestre em EUR 9,680 bilhões, um aumento anual de 4,9% (após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio). O EBITDA do Grupo antes de itens especiais aumentou 14,9%, para EUR 3,893 bilhões (1T 2016: EUR 3,387 bilhões). O EBIT subiu substanciais 34,3%, para EUR 3,116 bilhões (1T 2016: EUR 2,320 bilhões) depois de encargos especiais de EUR 85 milhões (1T 2016: EUR 272 bilhões). Estes encargos resultaram principalmente de despesas relacionadas a programas de melhoria de eficiência, de perdas com imobilizados intangíveis e de custos relacionados ao acordo de aquisição da Monsanto. O EBIT antes de itens especiais aumentou 23,5%, para EUR 3,201 bilhões (1T 2016: EUR 2.592 bilhões). A receita líquida aumentou substanciais 37,9%, para EUR 2,083 bilhões (1T 2016: EUR 1,511 bilhão), enquanto os ganhos principais por ação advindos de operações continuadas cresceram 11,5%, fechando em EUR 2,62 (1T 2016: EUR 2,35).

O fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais de operações continuadas subiu substanciais 49,6%, fechando o trimestre em EUR 826 milhões (1T 2016: 552 milhões), devido à melhoria do EBITDA. A dívida financeira líquida do Grupo Bayer recuou EUR 1,4 bilhão, para EUR 10,4 bilhões, entre 31 de dezembro de 2016 e 31 de março de 2017, devido, principalmente, a entrada de caixa provenientes da venda de ações da Covestro.

Crop Science: o negócio se expandiu na América do Norte

O faturamento do negócio agrícola aumentou 3,2% (corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio), fechando o trimestre em EUR 3,120 bilhões (1T 2016: EUR 2,936 bilhões). “Crop Science se beneficiou principalmente de seu desempenho encorajador na América do Norte", comentou Baumann. As vendas na região cresceram 8,9% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio). O desenvolvimento dos negócios também foi positivo na Europa/Oriente Médio/África (2,0% após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio) e na Ásia/Pacífico (2,9% após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), enquanto na América Latina recuaram 9,8% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio).

O faturamento de Sementes (que também inclui o negócio de traits) aumentou 8,0% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio). Em Crop Protection, os ganhos foram registados principalmente em SeedGrowth (produtos de tratamento de sementes) e Herbicidas, que apresentaram aumentos de 7,1% e 5,3% (ambos após corrigidos de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio), respectivamente. Os negócios de Inseticidas cresceram 3,9% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio), enquanto as vendas de Fungicidas recuaram 6,2% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio) comparado ao mesmo trimestre no ano anterior. O crescimento de 20,5% (após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e de portfólio) no faturamento de Ciência Ambiental resultou da entrega de produtos à empresa que adquiriu o negócio para o consumidor em outubro de 2016.

O EBITDA antes de itens especiais de Crop Science aumentou 2,4%, fechando o trimestre em EUR 1,115 bilhão (1T 2016: EUR 1,089 bilhão). Efeitos de ganho positivos resultaram principalmente de maiores volumes. Estes efeitos contrabalancearam o aumento do custo das mercadorias vendidas e despesas com pesquisa e desenvolvimento.

Fortes ganhos na divisão Pharmaceuticals

No primeiro trimestre, as vendas de medicamentos sujeitos a receita médica (Produtos Farmacêuticos) aumentaram 7,4% (após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio), fechando em EUR 4,263 bilhões (1T 2016: EUR 3.889 bilhões). "Nossos produtos-chave de crescimento mais uma vez foram especialmente bem-sucedidos, registrando crescimento combinado de 20% após ajustado pela taxa de câmbio", disse Baumann. O anticoagulante oral Xarelto, o medicamento para olhos Eylea, os medicamentos contra o câncer Xofigo e Stivarga e o medicamento para o tratamento da hipertensão pulmonar Adempas obtiveram vendas totais combinadas de EUR 1,445 bilhão (1T 2016: EUR 1,187 bilhão). As vendas de Xarelto apresentaram alta de 19,6% após ajustadas de acordo com a taxa de câmbio devido, principalmente, aos maiores volumes na Europa e Japão. Além disso, a Bayer mais uma vez expandiu de forma significativa seus negócios com o medicamento para olhos Eylea (19,3% após ajustado de acordo com a taxa de câmbio), desempenho esse impulsionado por maiores volumes de vendas na Europa. Também obtivemos vendas encorajadoras no Canadá e no Japão.

As vendas de dispositivos intrauterinos de liberação hormonal da família de produtos Mirena aumentaram substanciais 22,7% (após ajuste de acordo com a taxa de câmbio), principalmente, devido ao desempenho do negócio nos EUA, que também se beneficiou do lançamento bem-sucedido do novo dispositivo intrauterino Kyleena no mercado. A Bayer também registrou aumentos substanciais de vendas para seu tratamento de diabetes Glucobay (14,6% após ajuste de acordo com a taxa de câmbio), seu produto Aspirina Cardio para prevenção secundária de infartos do miocárdio (13,8% após ajuste de acordo com a taxa de câmbio) e seu agente de contraste de raios-X Ultravist (18,0% após ajuste de acordo com a taxa de câmbio), principalmente como resultado do desenvolvimento positivo dos negócios na China. Por outro lado, os negócios dos medicamentos de coagulação sanguínea Kogenate/Kovaltry apresentaram queda geral (-8,5% após ajuste de acordo com a taxa de câmbio), em grande parte devido às flutuações nos volumes de pedidos feitos pelo parceiro de distribuição da Bayer para esses produtos. Como esperado, as vendas do produto para o tratamento de esclerose múltipla Betaferon/Betaseron também foram inferiores às do mesmo trimestre no ano anterior devido à redução da demanda na Europa e nos Estados Unidos (-12,1% após ajuste de acordo com a taxa de câmbio). No geral, o negócio Pharmaceuticals cresceu em todas as regiões após ajuste de acordo com a taxa de câmbio.

O EBITDA antes de itens especiais de Pharmaceuticals aumentou substanciais 19,1%, para EUR 1,502 bilhão (1T 2016: EUR 1,261 bilhão). Embora as vendas tenham aumentado, as despesas com vendas e pesquisa e desenvolvimento permaneceram praticamente estáveis em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Crescimento de vendas e ganhos da divisão Consumer Health

Após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio, as vendas de produtos de autocuidados apresentaram aumento de 2,6%, para EUR 1,601 bilhão (1T 2016: EUR 1,520 bilhão) no primeiro trimestre. “Também obtivemos ganhos de dois dígitos percentuais nas vendas de vários produtos em Consumer Health," observou Baumann. A divisão registrou crescimento encorajador na Europa/Oriente Médio/África e Ásia/Pacífico. O faturamento na América do Norte permaneceu estável comparado ao ano anterior após ter sido corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio, enquanto houve substancial redução nos negócios na América Latina.

O protetor solar Coppertone teve desempenho positivo (21,3% após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), principalmente nos Estados Unidos e na China, onde a Bayer aumentou os estoques do canal de distribuição antes da temporada de verão. Ganhos de vendas encorajadores também foram registrados para produtos para a pele e saúde íntima Canesten (11,5% após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), em parte devido à expansão do portfólio de produtos realizada ano passado. As vendas da família de produtos Alka-Seltzer para o tratamento de queixas gástricas e sintomas de resfriado apresentaram avanço significativo (19,6% após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), especialmente nos Estados Unidos, devido a uma forte estação fria e como resultado de uma ampliação da linha de produtos. O produto de vitamina One A Day obteve crescimento de dois dígitos (19,1% após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), assim como a vitamina pré-natal Elevit (13,4% após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio). Por outro lado, as vendas de produtos de cuidados com os pés Dr. Scholl recuaram substancialmente (-33,6% após ajustado de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), principalmente devido à redução dos estoques nos canais de distribuição antes de uma mudança nas linhas de produtos e devido ao ambiente de mercado fraco nos Estados Unidos. Os negócios do anti-histamínico Claritin apresentaram ligeira queda (-2,4% corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), principalmente por causa de um início lento na temporada de alergias nos Estados Unidos. Os ganhos na Europa e na China compensaram apenas parcialmente este efeito.

O EBITDA antes de itens especiais de Consumer Health aumentou 2,3%, para EUR 392 milhões (1T 2016: EUR 383 milhões). Este aumento resultou da evolução positiva das vendas e também de ganhos únicos de cerca de EUR 20 milhões derivados principalmente da venda de marcas. Um custo de mercadorias vendidas mais elevado, em parte devido às baixas de estoques, teve efeito oposto.

Crescimento substancial de lucros em Saúde Animal

O faturamento do negócio Saúde Animal aumentou 2,9% (após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio), fechando o período em EUR 440 milhões (1T 2016: EUR 408 milhões). O desenvolvimento dos negócios, em particular na região da Ásia/Pacífico, foi encorajador. Os negócios na América do Norte foram beneficiados pelas vendas geradas pelo portfólio de produtos Cydectin que a Bayer adquiriu da Boehringer Ingelheim Vetmedica, Inc. nos Estados Unidos. A Bayer mais uma vez aumentou significativamente os negócios de sua coleira contra pulgas e carrapatos Seresto (38,2% após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), principalmente como resultado de volumes maiores nos Estados Unidos e na Europa. Por outro lado, as vendas da família Advantage de produtos de controle de pulgas, carrapatos e vermes recuaram consideravelmente em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior (-10,0% após corrigido de acordo com os efeitos da taxa de câmbio), em parte devido à pressão competitiva intensificada e às mudanças nos padrões de demanda. O EBITDA antes de itens especiais aumentou 10,7%, para EUR 135 milhões (1T 2016: EUR 122 milhões). Contribuições positivas aos ganhos resultaram de ambos os aumentos de preços e do negócio Cydectin que a Bayer adquiriu. Estes efeitos contrabalancearam o aumento do custo das vendas e de pesquisa e desenvolvimento.

Covestro registra expansão substancial em volumes e preços

No primeiro trimestre, as vendas da Covestro avançaram 23,6% (após ajuste de acordo com os efeitos da taxa de câmbio e do portfólio) em comparação com o mesmo período no ano anterior, para EUR 3,564 bilhões (1T 2016: EUR 2,850 bilhões). Os preços de venda ficaram muito mais elevados em geral, especialmente em Poliuretanos, enquanto os volumes aumentaram substancialmente em todas as unidades de negócios. O EBITDA antes de itens especiais aumentou 66,5%, para EUR 839 milhões (1T 2016: EUR 504 milhões). Preços de venda substancialmente mais elevados mais do que compensaram o efeito de um ligeiro aumento nos preços de matérias-primas. Além disso, volumes maiores tiveram efeito positivo nos lucros.

Perspectiva para o Grupo elevada para 2017

Para 2017, a Covestro agora calcula um aumento substancial em suas vendas (anteriormente: aumento) e uma melhoria significativa em seu EBITDA após ajuste para itens especiais (anteriormente: igual ou acima do nível do ano anterior).

Esta evolução leva às seguintes alterações para o Grupo Bayer. Agora, o faturamento deve aumentar para cerca de EUR 51 bilhões (anteriormente: acima de EUR 49 bilhões). Isto agora corresponde a um aumento em torno de 5%-7% (anteriormente 3%-5%) após ajuste de acordo com os efeitos cambiais e de portfólio. O EBITDA antes de itens especiais agora deve melhorar em torno de 13% (anteriormente: em torno de 7%). A Bayer agora pretende crescer seus ganhos principais por ação derivados de operações contínuas entre 7%-9% (anteriormente: 7%). A participação da Bayer na Covestro equivale a apenas 53% a partir de março de 2017 (anteriormente: 64% para o ano inteiro). Excluindo as medidas de capital e de portfólio, a dívida financeira líquida deve ficar em torno de EUR 8 bilhões no final de 2017 (anteriormente: cerca de EUR 10 bilhões).

Considerando-se as potenciais oportunidades e riscos, neste momento a Bayer não está ajustando suas previsões para seus negócios de Ciências da Vida em fevereiro de 2017 e faz referência ao seu Relatório Anual de 2016 para mais informações. Esta previsão baseia-se nas taxas de câmbio em 31 de março de 2017. Não houve alterações significativas a este respeito em comparação com 31 de dezembro de 2016.

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