NOTÍCIAS

Bayer CropScience e RTRS unem esforços para promover a certificação da soja no Brasil

  • 22/09/2015 |
  • Gabriela Moraes
A Bayer CropScience e a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS – Round Table on Responsible Soy em inglês) estão se unindo para ajudar os produtores de soja a certificar suas lavouras, de acordo com padrões da RTRS. O acordo não-exclusivo entre a Bayer CropScience e a RTRS visa facilitar a certificação da produção de soja por meio da adoção do programa Valore da Bayer. A certificação RTRS assegura que a soja, seja como matéria-prima ou subproduto, tenha sido originada de um processo de produção agrícola sustentável, ou seja, ambientalmente correto, socialmente adequado e economicamente viável.

O programa Valore, da Bayer, oferece aos produtores de soja visita de diagnóstico, plano de ação, treinamento, visita de pré-auditoria e a facilitação de auditoria de terceiros, medidas essas que ajudarão os produtores de soja a alcançarem os níveis de certificação exigidos. Além disso, a Bayer CropScience oferecerá condições comerciais especiais aos seus clientes certificados pela RTRS. A parceria ocorre no Brasil e pode ser estendida para os produtores de soja de outros países da América Latina futuramente.

"A soja é uma cultura muito estratégica para a região e para a Bayer CropScience. Queremos contribuir para uma produção maior e de melhor qualidade. A certificação é uma ferramenta importante para esse fim. Encorajamos os agricultores a seguirem padrões de sustentabilidade como os estabelecidos pela RTRS, pois isso tornará seus negócios mais sustentáveis e também mais rentáveis no longo prazo", explica Eduardo Estrada, presidente da Bayer CropScience para América Latina.

"O programa Valore, da Bayer CropScience, é uma importante contribuição para ajudar os agricultores a implementarem práticas sustentáveis por meio da certificação RTRS", disse Agustín Mascotena, diretor executivo da RTRS. "Ao mesmo tempo, ao valorizar a certificação de cultivos, a empresa demonstra que entende o valor real de clientes sustentáveis em médio e longo prazo. A Bayer CropScience está claramente investindo na agricultura sustentável no sentido mais amplo. Essas ações importantes e concretas demonstram o compromisso da Bayer CropScience para a produção responsável e para a RTRS, da qual é membro. Esperamos ver outras partes interessadas seguirem o exemplo da Bayer CropScience e se unirem ao esforço coletivo na busca por uma agricultura mais evoluída".

A Bayer CropScience e a RTRS também unem seus esforços para conectar agricultores certificados com comerciantes e empresas de alimentos, para promover o comércio de soja responsável. O objetivo é aumentar os conhecimentos e habilidades de marketing de produtores certificados e, no futuro, permitir diferenciação de aspectos de qualidade da soja.

O Valore – Com foco no incentivo à sustentabilidade da agricultura e para maximizar o potencial de parcerias na cadeia de alimentos no Brasil, a Bayer CropScience criou o Valore, originalmente um programa de certificação de boas práticas agrícolas, que cresceu para ser tornar uma plataforma de conexão entre o agricultor e todos os atores da cadeia produtiva. Por meio do Valore, a empresa trabalha em conjunto com estes atores por uma agricultura sustentável.

O Valore, em sua essência, é um programa da Bayer CropScience para a certificação de produtos agrícolas, viabilizando os processos de produção de acordo com o cumprimento de requisitos como o atendimento à legislação vigente, preservação do meio ambiente, boas práticas agrícolas, segurança dos trabalhadores, segurança alimentar e qualidade do que é produzido.

Assim, o programa da Bayer atende e supera os novos desafios do mercado, que vão além da demanda por produtos agrícolas de alta qualidade, considerada imprescindível a produção sustentável e responsável, respeitando o meio ambiente, o trabalhador e sua comunidade e, principalmente, a segurança alimentar do consumidor final.
ver mais notícias