Bayer e Aliança da Terra se unem por uma agricultura mais sustentável

ONG apoia produtores rurais na gestão dos recursos naturais, auxiliando na implementação do Programa Valore

05.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Patricia Mitsumoto

Cada vez mais a sustentabilidade e a qualidade da produção têm sido fatores fundamentais para a agricultura. Hoje, as práticas de gestão têm como finalidade, não apenas aumentar a produtividade da lavoura, mas cumprir com as metas de responsabilidade socioambientais. Para reforçar essa prática, a Bayer firma parceria com a Aliança da Terra para aplicação do Valore, programa de apoio à certificação da empresa com o objetivo de agregar valor à cadeia produtiva e aumentar a competitividade do produtor brasileiro.

A Aliança da Terra é reconhecida internacionalmente pelo seu apoio a produtores rurais na gestão de recursos naturais. Segundo a gerente geral da ONG, Aline Maldonado Locks, esta iniciativa tem como finalidade valorizar o trabalho do produtor rural. “Vamos ampliar o nosso alcance para mais produtores terem acesso aos nossos serviços e assim, aumentar o desempenho socioambiental de suas propriedades e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.”

De acordo com Cristiane Lourenço, gerente de Desenvolvimento Sustentável e Cadeia de Valor da Bayer, a empresa oferece o Valore aos agricultores que desejam obter alguma certificação para suas propriedades, enquanto a Aliança da Terra concede consultoria para detectar os pontos que precisam ser melhorados, montar um plano de ação junto ao produtor e realizar visitas para acompanhar o desenvolvimento do processo de certificação, deixando-o apto a receber outras auditorias.

Como uma empresa de Ciências da Vida, a Bayer procura disseminar as boas práticas agrícolas para o maior número possível de produtores brasileiros. “Contar com um parceiro como a Aliança da Terra, que atua em todo o Brasil, vai aumentar ainda mais a nossa capilaridade e o reconhecimento do Valore”, finaliza Lourenço.

Programa Valore
Iniciativa da Bayer que apoia o produtor rural para incorporar boas práticas agrícolas em sua propriedade, proporcionando a conexão entre produtividade, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. O programa está alinhado com as principais certificações internacionais, apoiando produtores a alcançar o selo de boas práticas para cultivos como soja, milho, cana-de-açúçar, café, e frutas e vegetais. Um dos objetivos do programa é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, mediante ao acompanhamento rigoroso do processo de produção agrícola, para que esteja preparado para atender à crescente demanda do mercado por produtos éticos e responsáveis.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024