Bayer e Instituto de Pesquisa Rothamsted firmam acordo estratégico

O acordo estratégico visa aperfeiçoar as colaborações em áreas científicas que apoiarão o desenvolvimento de soluções agronômicas mais personalizadas para agricultores

11.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rogério Souza

A Bayer e o Instituto de Pesquisa Rothamsted celebraram um acordo estratégico visando aperfeiçoar as colaborações em áreas científicas que apoiarão o desenvolvimento de soluções agronômicas mais personalizadas para agricultores.

Baseado em um histórico de colaborações, os parceiros estão formando esta aliança estratégica para apoiar uma revolução digital visando detectar e administrar ameaças bióticas como, por exemplo, pragas, patógenos e plantas daninhas, de forma mais sustentável. Atividades coordenadas, em laboratório e em campo, irão gerar os dados, o conhecimento, as ferramentas e as tecnologias que ajudam a apoiar a transição para uma proteção mais inteligente das lavouras.

Os parceiros trabalharão em conjunto em diversas áreas de pesquisa: desde a detecção de pragas em tempo real no meio ambiente até o entendimento da evolução de resistência; da identificação de novos mecanismos de ação dos inseticidas até novas abordagens para o controle de pragas.

“A aliança estratégica com a Rothamsted irá nos ajudar a encontrar outras soluções sustentáveis para os desafios que enfrentamos na agricultura moderna. Unindo a experiência, o conhecimento e a troca de ideias de ambas lavaremos mais inovação para nossa empresa”, afirmou Adrian Percy, presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão Crop Science da Bayer. “As culturas estão expostas a uma ampla gama de estresses bióticos e abióticos, e esperamos que a nossa colaboração com a Rothamsted nos ajude a desenvolver uma melhor compreensão sobre como esses fatores podem ser gerenciados de forma mais sustentável, para reduzir as perdas de safra no mundo todo, e administrar a resistência de maneira mais eficaz.”

“No coração da nossa pesquisa está a necessidade de alimentar a crescente população mundial de forma mais sustentável”, afirmou Achim Dobermann, diretor e CEO da Rothamsted. “Embora instituições de pesquisa como a nossa possam contribuir muito para direcionar esse desafio, necessitamos fazer parcerias com outras, inclusive com a indústria, para alcançarmos avanços reais e gerarmos impactos positivos maiores. Esta aliança nos proporcionará uma oportunidade inteiramente nova de trabalharmos juntos em desafios complexos, visando tornar o cultivo mais preciso, mais produtivo e mais sustentável.”

“Estamos absolutamente convencidos de que a Agricultura Digital revolucionará a agricultura”, reiterou Tobias Menne, presidente de Digital Farming da Bayer. “Novas tecnologias que detectam fatores de estresse muito antes de se tornarem visíveis ao olho humano podem ajudar os agricultores a tomarem decisões mais bem informados, com antecedência e mais precisão. Fertilizantes e defensivos agrícolas podem ser aplicados no melhor momento possível, e na dosagem ideal, não utilizando nem mais nem menos do que a planta necessita.”

Menne acrescentou: “Soluções digitais inovadoras, que combinem dados, conhecimento agrícola e experiência em cultivo, ajudam os agricultores a aumentarem sua rentabilidade e a darem passos adicionais rumo a uma forma mais sustentável de cultivo.”

“Temos conduzido muitos projetos ao longo dos anos em colaboração com a Bayer, nas áreas de Saúde Animal e Crop Science”, afirmou Lin Field, presidente de Biointerações e Proteção de Cultivos, da Rothamsted. “Essas colaborações têm nos permitido, por exemplo, levar o nosso conhecimento fundamental sobre o mecanismo de ação e resistência de inseticidas para a indústria agroquímica mais amplamente, visando apoiar o uso mais sustentável de inseticidas, tanto para aplicações veterinárias como para proteção de cultivos.”

Field acrescentou: "Um grande projeto em andamento diz respeito às abelhas, que busca compreender como estes insetos metabolizam inseticidas e atualizar o modelo de uma solução mais seletiva. A nova aliança fomentará e apoiará outras colaborações e trocas de ideias em áreas da ciência e inovação que são de grande importância para todos.”

O progresso rumo a práticas mais sustentáveis vem se movendo a um ritmo sem precedentes. Atualmente, o ambiente agrícola é uma área em que dados podem ser confrontados e acessados eletronicamente para modelar e prever rapidamente de que forma as ameaças estão evoluindo, e, assim, propiciar aos agricultores uma orientação melhor e mais oportuna.

A iniciativa faz parte do programa AHK Startups Accelerator, que apoia startups na geração de oportunidades de negócio entre elas e as empresas patrocinadoras.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco