Bayer e Integrada comemoram 10 anos de parceria

Há 10 anos, empresa e cooperativa trabalham pela recuperação de rios e matas ciliares do Paraná

30.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Isadora Mota

A Bayer e a Integrada Cooperativa Agroindustrial têm o prazer de colocar em sua lista a capacitação de mais de 15 mil pessoas, 1,2 milhão de mudas nativas plantadas, 700 hectares de mata ciliar e 70 nascentes recuperadas nas áreas de atuação da cooperativa no Paraná. São dez anos de parceria no projeto Nossa Água que serão celebrados nesta quinta-feira, dia 30, na abertura da feira agropecuária ExpoLondrina, no Buffet Planalto.

A Bayer promove iniciativas por meio de parcerias com os produtores rurais, distribuidores e cooperativas, com objetivo de desenvolver a agricultura sustentável com foco em seis temas: segurança alimentar, educação para práticas agrícolas responsáveis, água, biodiversidade, mudanças climáticas e solo. Entre as iniciativas já realizadas pela empresa está o projeto Nossa Água, em parceria com a Integrada, que compla 10 anos em 2017.

“É uma iniciativa de sucesso, com resultados consistentes. A Bayer tem orgulho de fazer parte de um projeto duradouro e de grande importância para o futuro da agricultura brasileira. Estamos comprometidos com a agricultura sustentável e acreditamos que é a melhor forma de superar os desafios globais para a garantia de alimentos de qualidade, energia e fibras para todos”, disse Cristiane Lourenço, gerente de Desenvolvimento Sustentável e Parcerias na Cadeia de Valor da Bayer.

Durante esses 10 anos, a empresa esteve ao lado da Integrada em palestras, workshops e treinamentos com foco na capacitação e conscientização dos cooperados sobre a importância na preservação das matas ciliares. Este tipo de vegetação, que cresce às margens de rios, córregos e lagoas tem a função de melhorar a qualidade da água, é responsável pelo escoamento das chuvas, pela estabilidade das margens e barrancos, e por fornecer energia e nutrientes para o ecossistema aquático.

“Nossa maior conquista neste período foi a mobilização das pessoas em prol da preservação. Conseguimos, por meio da informação, quebrar paradigmas e inserir o conceito de agricultura sustentável no dia a dia das atividades agrícolas”, disse Jorge Hashimoto, diretor presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Segundo o presidente, o projeto ajudou os cooperados a criarem uma nova percepção do meio ambiente, e trouxe técnicas coerentes de manejo sustentável. Hashimoto destaca ainda a importância das pessoas envolvidas no projeto. “Sem o comprometimento e a abertura das pessoas nada disso seria possível”.

A parceria entre a Bayer e a Integrada Cooperativa não param por aí, novas áreas de matas ciliares e rios do Paraná estão sendo mapeados para que possam ser recuperados. Ainda em 2017, o Nossa Água irá cruzar as fronteiras do estado do Paraná rumo ao interior de São Paulo, na região de Assis, onde a cooperativa atua. A ideia é que cerca de 400 produtores parceiros sejam beneficiados com ações a favor do meio ambiente.

“A conservação e o uso eficiente da água no campo são fundamentais para uma agricultura sustentável. Em dez anos tivemos aprendizados e aperfeiçoamos a iniciativa, agora vamos expandir e fomentar a ideia para outros produtores rurais”, completa Cristiane Lourenço.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024