Bayer e Plantar firmam parceira para o serviço de agricultura de precisão

Com mapeamento do solo, produtores da região oeste do Paraná melhoram a fertilidade e capacidade no campo

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Patricia Mitsumoto

Para aumentar a fertilidade e proporcionar um melhor aproveitamento do solo, a Bayer e o multiplicador Plantar trabalham em parceria para oferecer um serviço de agricultura de precisão aos produtores da região de Cascavel (PR), cujo objetivo é realizar o mapeamento do solo de, aproximadamente, 4000 hectares das culturas de feijão, aveia, soja e milho. Este serviço está disponível por meio do Programa de Pontos da Bayer.

O responsável pelo Departamento de Fertilidade de Solo da Plantar, Carlos Espires, explica que a base da agricultura de precisão para conseguir ter altas produtividades, consiste no conhecimento da fertilidade do solo, já que é muito variado (solo manchado). Para alcançar a uniformização do solo, é feito o mapeamento georreferenciado, onde são coletadas amostras a cada dois hectares e enviadas para análise em laboratórios. “Os resultados interpretados nos permitem fazer um diagnóstico da situação, e assim, gerar mapas temáticos relativos à fertilidade do solo. Essas informações servem de base para recomendarmos corretivos à taxa variável, aplicando somente onde é necessário e nas doses corretas, possibilitando que todas as plantas possam expressar o seu máximo potencial produtivo, elevando a produtividade por área".

De acordo com o gerente regional do oeste do Paraná, Everton Queiroz, a análise do solo permite conhecer a propriedade rural a partir de talhões mapeados na propriedade, oferecendo, assim, uma melhor interpretação e recomendação de acordo com a real necessidade de cada talhão em termos de fertilidade e aumentando a produtividade nas lavouras. “Com a agricultura de precisão buscamos agregar na correção e uniformização do solo para, dessa forma, aumentar a capacidade e fertilidade do campo, e explorar um maior potencial da agricultura. Por meio dos mapas, é possível compreender as áreas de fertilidade, recomendar os produtos necessários e, com isso, praticar o manejo correto, agregando valor e produtividade ao campo", destaca.

O serviço pode ser obtido por meio do Programa de Pontos da empresa. A cada R$ 1 gasto em insumos agrícolas, o produtor acumula um ponto. Ao acumular pontos, pode trocar por serviços e produtos agropecuários.

A Bayer vai além da disponibilização de produtos, oferecendo também serviço, assistência e capacitação aos seus parceiros. “Estamos levando novas tecnologias para os agricultores, sempre com foco na qualidade, pois a Bayer é uma empresa de inovação que oferece o que há de mais moderno para se produzir mais e melhor", complementa Queiroz.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024