Bayer incentiva rede de pesquisadores em busca de soluções para a agricultura

A Academica Bayer de Inovação confirma-se como importante ferramenta na busca por novas tecnologias para o setor

17.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

A Academia Bayer de Inovação reúne mais de 120 dos principais pesquisadores agrícolas e tem por objetivo aproximar a empresa dos acadêmicos, estimular a troca de informações e gerar projetos de pesquisa compartilhados, com o propósito de identificar e desenvolver soluções inovadoras para as necessidades da agricultura brasileira.

Nestes cinco anos de existência, a plataforma uniu os principais pesquisadores, instituições e empresas brasileiras e colecionou sucessos de desenvolvimento de tecnologias com foco na sustentabilidade e produtividade. As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes da ABI também contribuíram para soluções integradas eficazes no combate às plantas daninhas tolerantes ao Glyfosato RR e propostas de novas formas de manejo da buva e capim amargoso nos diferentes sistemas produtivos. Além disso, ajudaram em recomendações para manejo integrado de pragas, incluindo as de solo como os nematoides. Também ha abertura para o desenvolvimento de novos projetos em conjunto com institutos de pesquisa para o controle de nematóides, uso de soluções biológicas para a agricultura, bem como trabalhos focados na resistência aos principais fungicidas do mercado. Até 2015, a lista de projetos aplicados soma mais de 15 soluções vindas desta conexão com a rede de pesquisadores do Brasil.

Em um futuro próximo, as inovações demandadas à pesquisa agrícola terão que propiciar a incorporação de avanços em produtividade, segurança e qualidade, com uma velocidade comparável ou superior à velocidade atual. “A ABI é prova de nossa estratégia em Pesquisa & Desenvolvimento: fazer a diferença por meio de tecnologias de ponta que permitem ao agricultor produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável. Além disso, contar com o suporte e colaboração de parceiros externos são essenciais para a sustentabilidade do nosso negócio", diz Bernard Jacqmin, diretor de Desenvolvimento Agronômico na Bayer.

Produtividade e Inovação

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 2050, teremos 9 bilhões de pessoas no mundo, e para atender as novas demandas a produção de alimentos deve aumentar em 70%. Neste contexto, em março de 2016, os pesquisadores se encontraram em um grande fórum para debater temas atuais da agricultura brasileira em diversos âmbitos. Este ano, o encontro foi em São Paulo, e que teve como tema “Sustentabilidade na Agricultura do Futuro".

Estes fóruns acontecem a cada dois anos, e contam com a participação de profissionais das cinco disciplinas: entomologia, herbologia, fitopatologia, nematologia e tecnologia de aplicação, cujos participantes se reúnem algumas vezes ao longo do ano para discutir temas relacionados às suas áreas de atuação. “Estabelecer o diálogo aberto com especialistas de fora faz com que o desenvolvimento de nossos produtos tenha um viés de inovação ainda maior. Agora, convidamos os experts para desenvolverem suas ideias em nosso CEAT. É uma via dupla em nome da inovação e da sustentabilidade", completa Jacqmin.

A Academia conta ainda com a parceria de profissionais de renomadas instituições, como Fundação Chapadão (MS), Fundação MT, Fundação ABC (PR), ESALQ/USP (SP), Universidade Federal de Viçosa (MG), UNESP (SP), Universidade Passo Fundo (RS), entre outras universidades e Embrapa, com a qual firmou acordo de parceria para o desenvolvimento de soluções inovadoras e integradas. A Bayer acredita que incentivar a troca de informações entre diferentes profissionais do Brasil e da América Latina, é a maneira mais eficaz de desenvolver boas práticas para uma agricultura mais eficiente, com soluções aplicáveis às mais diversas necessidades.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024