Bayer Internacional visita Embrapa Arroz e Feijão

Embrapa Arroz e Feijão terá, nesta segunda-feira (13), a visita de membros da equipe mundial da Bayer

13.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Henrique de Oliveira

A Embrapa Arroz e Feijão teve, nesta segunda-feira (13), a visita de membros da equipe mundial da Bayer, que foram recebidos pelo chefe-Geral da Unidade, Alcido Elenor Wander e pelos pesquisadores Josias de Faria e Aluana Gonçalves, nas Fazendas Capivara e Palmital. O objetivo da visita é conhecer o Programa de Gestão Responsável (PGR)Stewardship da Unidade e o Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de arroz. O grupo passou a manhã nas Fazendas Capivara e Palmital, se inteirando dos detalhes dos temas abordados.

O PGR Embrapa teve início em 2012, visando a estabelecer as melhores práticas de qualidade e segurança para atividades que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGM) – o programa considera geneticamente modificadas as plantas cujo material genético tenha sido alterado em laboratório, de maneira que não ocorreria naturalmente. É um sistema que indica cuidados imprescindíveis a serem aplicados nas rotinas de trabalho e nos ambientes da Unidade, nos quais esses tipos de organismos sejam manipulados. Assim, as atividades e as instalações utilizadas, como laboratórios, telados, casas de vegetação, os campos experimentais, os galpões e locais de armazenamento adotam orientações para adequação, controle e proteção de OGMs.

E é esta a razão para a visita da Bayer, que tem interesse na cultura do arroz: a excelência da Embrapa Arroz e Feijão no trabalho com OGMs e o fato de a Unidade ter um dos melhores Bancos Ativo de Germoplasma do País, dentro e fora da Embrapa.

O Programa foi desenvolvido para adoção corporativa, sendo uma iniciativa importante, que busca conferir reconhecimento à Empresa, não apenas pela excelência em pesquisa, mas, também, pela capacidade de gerar produtos e administrá-los, obedecendo a requisitos legais e padrões confiáveis de qualidade. Durante o desenvolvimento do PGR, os profissionais envolvidos em processos que envolvam OGM foram capacitados, de acordo com seu perfil de atuação, para que desempenhem suas atividades com qualidade e competência, e as instalações, áreas experimentais, equipamentos e máquinas utilizados foram avaliadas quanto à adequação para a boa condução das atividades.


Compartilhar

LS Tractor Fevereiro