Bayer lança herbicida Esplanade para reflorestamento

Produto permite reduzir pelo menos uma aplicação, otimizando os custos com o manejo florestal

25.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Nascimento Jr.

A infestação de plantas daninhas é um dos principais problemas do segmento de reflorestamento, pois competem com as plantações por água, nutrientes, luz e espaço, acarretando no aumento do custo de cultivo e reduzindo a produtividade. Por esse motivo, as empresas desse setor têm buscado, cada vez mais, novas tecnologias para aumentar sua competitividade.

A Bayer, como uma empresa de ciências da vida, trabalha para levar o que há de mais moderno aos produtores. Nesse contexto, anuncia a chegada de seu novo herbicida para áreas de reflorestamento: o Esplanade, registrado no Brasil para as culturas de eucalipto e pinus.

Baseado em diversos ensaios e cálculos feitos em campo, o produto se confirmou como uma ferramenta essencial para o reflorestamento, pois traz entre os benefícios a redução de, pelo menos, uma aplicação no manejo florestal. O resultado é a diminuição do uso de combustível e emissão de carbono, da utilização otimizada de água, além da menor quantidade de produto aplicado. Foram mais de nove anos de pesquisas, sendo que, durante os últimos dois anos, foram realizados mais de 50 testes pelo Brasil, que comprovaram a eficácia do herbicida com a possibilidade de reduzir o custo de dias de campo no limpo em 35% ao dia.

“Cada vez mais, o mercado de reflorestamento vem se consolidando no Brasil e as empresas têm buscado alternativas para melhorar a competitividade nos negócios. Tendo como uma de suas principais características uma nova molécula com alta residualidade para o controle de plantas daninhas, Esplanade® pode contribuir na redução do custo total da operação e aumentar o controle de plantas daninhas resistentes”, afirma Luís Brena, gerente de Vendas e Marketing de Negócio Florestal da Bayer.

A tecnologia aliada ao manejo correto e boas práticas no cultivo é a saída para obter maior produtividade, dessa forma, o novo herbicida vem ao encontro da necessidade das empresas de reflorestamento, que enfrentam plantas daninhas resistentes aos produtos utilizados atualmente, pois tem como principal diferencial oferecer ao cliente um período maior sem mato-competição.

“Estamos falando de um mercado cujo foco são empresas industriais verticalizadas de reflorestamento e produtoras de celulose, papel, painéis de madeira e laminados. A principal vantagem é que, ao impedir que novas plantas daninhas germinem por mais de 150 dias, a empresa evitará, no mínimo, uma aplicação feita no seu manejo atual”, complementa Brena.

O Esplanade deve ser aplicado nas entrelinhas de plantio de eucalipto e pinus como pré-emergente, ou seja, uma solução que controlará a germinação de sementes – impedindo o surgimento de novas plantas daninhas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024