Bayer marca presença no V Fórum Nacional do Agronegócio

Desafios e oportunidades, ética, inovação e eficiência do setor agrícola são tema do debate no Senado Federal, nesta quinta-feira, dia 7

07.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Isadora Mota

Em um cenário de incertezas políticas e econômicas, o agronegócio se manteve firme liderando o PIB nacional. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em 2017, o setor contribuiu com 23,5% do PIB, a maior dos últimos 13 anos. Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias as empresas agrícolas continuam a se destacar por trazer soluções inovadoras para os desafios de sustentabilidade. Ciente da importância do tema para o Brasil, nesta quinta-feir, dia 7, a Bayer participará do V Fórum Nacional do Agronegócio, apresentando os benefícios dos avanços tecnológicos para a agricultura brasileira.

Digital Farming, ou Agricultura Digital, é uma tendência que está mudando a forma com que os produtores gerenciam a fazenda com o uso de diversas tecnologias. As ferramentas digitais estão ganhando importância e permitindo uma tomada de decisão mais assertiva no campo. Por meio de Big Data e análises feitas por inteligência artificial (AI) os produtores estão recebendo "insights" para melhorar as técnicas de manejo e implementar novas estratégias nas propriedades.

Ainda de olho no futuro, de acordo com o relatório de 2015, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), a agricultura mundial terá de ampliar em 70% a produção de alimentos até 2050 para atender as necessidades de uma população, cujas projeções apontam para 9,7 bilhões de pessoas. Nesse panorama, estima-se que o Brasil seja responsável por 40%, da produção de alimentos, isto significa avançar o dobro do crescimento. Hoje, o compromisso com a sustentabilidade é o principal fator que leva as empresas a desenvolverem soluções que otimizem o trabalho no campo gerando economia tanto do ponto de vista financeiro, quanto ambiental.

"Os avanços tecnológicos oferecem aos agricultores métodos mais precisos de monitoramento de suas plantas, que ajudam na tomada de decisões. O uso de soluções digitais pode ajudá-los a entender melhor os processos em seus campos e lhes permitir calcular melhor os recursos a serem utilizados", ressalta André Salvador, diretor de Digital Farming da Bayer, que durante a programação do Fórum participará de um ciclo de palestras e debates sobre a importância da agricultura moderna e a participação da Empresa neste cenário.

A Bayer está desenvolvendo iniciativas de Digital Farming que contam com aplicativos para tablets e smartphones, estações meteorológicas, armadilhas de insetos e drones para captura de imagens. Todos os dados colhidos são analisados e cruzados para fornecer informações personalizadas e mais precisas que ajudem os agricultores a lidarem com os desafios de suas propriedades, sejam eles plantas daninhas, ocorrência de doenças e outras pragas que geram prejuízos.

  • Empresa destaca Agricultura Digital e os benefícios das novas tecnologias para a sustentabilidade do setor


  • Empresa destaca Agricultura Digital e os benefícios das novas tecnologias para a sustentabilidade do setor


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024