NOTÍCIAS

Bayer realiza Simpósio Tecnológico para Cebola em Petrolina

  • 04/09/2015 |
  • Rogério Sousa
A região hidrográfica do Submédio São Francisco, em Pernambuco, é o principal polo de produção de cebola do Estado. O cultivo está entre as hortaliças mais importantes economicamente para a região. Anualmente são produzidos mais de 90 mil toneladas em uma área de cultivo de mais de cinco mil hectares, de acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco. Por conta de sua importância na produção da cultura, a Bayer CropScience, por meio de sua unidade Bayer Vegetable Seeds, realiza no dia 4 de setembro o 1º Simpósio Tecnológico para o Cultivo da Cebola, em Petrolina (PE).

Com a mensagem “valor além da semente”, o objetivo da empresa é debater temas de mercado e produção – como sistema de plantio, manejo de irrigação e mecanização da produção de cebola –, com palestras pela manhã e visita em campo demonstrativo na parte da tarde. “A ideia é difundir as tecnologias e integrar a cadeia nacional. Somos reconhecidos globalmente como especialistas no assunto e vamos compartilhar nossa experiência conquistada em distintas regiões produtoras, a fim de construir junto aos produtores brasileiros um mercado ainda mais competitivo”, afirma Paulo Tomaseto, gerente Nacional de Vendas da Bayer Vegetable Seeds.

Um dos destaques programados para o Simpósio serão as apresentações das cebolas Cimarron, Dulciana e NUN 1205, variedades que podem proporcionar elevada produtividade e resistência radicular e foliar. A Cimarron é uma hortaliça suave, que garante firmeza ao bulbo aliado a precocidade. A cebola Dulciana conta com diferenciais como uniformidade, qualidade superior de bulbo e alta resistência à raiz rosada (doença do solo que mais afeta a produção de cebolas no Brasil), além de baixa pungência, ou seja, sabor mais suave, com menos ardência. A variedade 1205 é a cebola mais precoce do mercado e produz bulbos mais firmes e uniformes, o que pode proporcionar mais produtividade no momento da colheita. “O mercado procura por alta qualidade de bulbificação e desempenho elevado, características presentes na boa genética dos materiais comercializados pela Bayer Vegetable Seeds”, enfatiza Tomaseto. ver mais notícias